O TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizado é caracterizado por preocupações excessivas e difíceis de controlar relacionadas a diversos eventos e diferentes atividades do cotidiano, como segurança, saúde, finanças e vida profissional.
Além disso esses pacientes apresentam uma orientação muito forte para acontecimentos futuros, relacionadas também a eventos com probabilidade muito pequena de ocorrerem, como por exemplo um avião cair ou ser sequestrado.
A ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
O transtorno ocorre mais em mulheres do que em homens, numa proporção de 2:1, e estudos clínicos apontam que os sintomas tendem a iniciar na adolescência e no início da vida adulta.
Apesar de o TAG não estar associado à vivência de eventos estressores predisponentes, acredita-se que o aumento de responsabilidades e desafios na adolescência podem contribuir para o início do transtorno.
Há autores que sustentam existir uma vulnerabilidade biológica para todos os transtornos de ansiedade, nos quais a hereditariedade chega a influenciar de 30 a 40% entre os transtornos de ansiedade.
Procure um especialista para avaliar sua saúde mental.
Com carinho,
Márcia Lopes
Psicóloga Clínica
CRP 06/26513
Faça terapia com psicólogo
Agende seu horário.