Olá sou Márcia Lopes e estou iniciando nova série de podcast sobre “Desenvolvimento de Liderança”.
Em minha carreira organizacional seja como profissional de Recursos Humanos ou como Consultora, tenho notado a imensa expectativa das empresas em identificarem e desenvolverem potenciais para atuarem como Líderes.
Ser Líder é um desafio e cabe a cada um buscar o seu “melhor” e as empresas em oferecer ferramentas para que possam superar as expectativas e construir um ambiente de trabalho agradável e motivador.
Mas a pergunta não quer calar, os líderes conhecem suas forças e suas fraquezas para que busquem o seu “melhor”?
No momento de crise que vivemos hoje, que vem se estendendo na minha opinião há mais de 7 anos, poucas empresas têm investido no desenvolvimento de seu pessoal, algumas investem apenas nos alto executivos para realizar treinamentos mundiais e padronizados e que muitas vezes não estão adequados a nossa cultura ou realidade, e além disso, poucos compartilham o que aprenderam.
O fato é que hoje se você quer se desenvolver ou se manter numa carreira crescente e promissora, você deverá investir em sua carreira, realizando além dos cursos padrões de formação acadêmica, em idiomas Inglês, Espanhol e outros, há outra premissa que deverá buscar, o desenvolvimento de suas competências comportamentais.
Você já deve ter ouvido o chavão: “Muitos profissionais são contratados pelo seu conhecimento, contudo são demitidos pelo seu comportamento” (autor desconhecido).
Esta é uma realidade, e em muitos casos tem tantos profissionais com baixa autopercepção que nem imaginam as causas de seu desligamento e acreditam que é apenas por causa da crise ou por causa da reestruturação.
Tenho observado que os profissionais com carreira ascendente e de sucesso, costumam investir em seu desenvolvimento pessoalmente, porque somos nós os responsáveis pela nossa carreira e não o empregador.
O caminho é realizar um diagnóstico sobre suas competências comportamentais e carreira desenvolvida até o momento, fazer projeção de onde quer chegar e acompanha periodicamente os resultados, pois se for o caso, redireciona o planejamento, afinal de contas, ninguém vive numa ilha.
Claro que não se deve fazer este trabalho sozinho, é aconselhável contratar um profissional da área que tenha expertise para isso.
Nesta série de podcast sobre “Desenvolvimento de Liderança”, tenho intensão de aprofundar este tema para que compreendam como é realizado este trabalho, quais as ferramentas de desenvolvimento que existem e quais as competências que deverão avaliar. Espero que seja proveitoso e lhe inspire para o seu desenvolvimento.
Veja bem, o momento atual é crítico e é altamente recomendado que faça uma avaliação de como está seu nível de “empregabilidade” com o mercado.
É importante que não fique parado por causa da crise, este é o momento para desenvolver-se. Infelizmente a cada semana há informações de demissões em diversas empresas de ponta no país e no mundo.
Entenda, o mercado está aí e está mudando a todo momento, o nível de exigência cada vez maior, e os níveis salariais abaixando gradativamente.
Se não tem um plano de desenvolvimento, este é o momento, não importa se está no mercado ou não. Esta ação é para mantê-lo no emprego ou para arrumar um.
Atualmente, embora tenha uma onda de demissões há vagas no mercado, entretanto a exigência é grande, em alguns meses (espero) as contratações retomarão, contudo como o mercado tem muita opção, será mais difícil conseguir uma colocação, mas se estiver preparado, suas chances serão maiores.
Fique atento as dicas e elabore um plano de ação estruturado, calcado em base consistente para investir naquilo que realmente lhe trará sucesso.
Agradeço sua atenção e te espero nos próximos temas que serão:
– Mapeamento por Competências ou Assessment Center
– Ferramentas de Desenvolvimento: Feedback, Coaching, Aconselhamento, Psicoterapia, Treinamento, PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e outros
– Competências Comportamentais (Foco em Resultado, Gestão de Processos, Visão Estratégica, Gestão Especialista, Gestão de Pessoas, Trabalho em Equipe, Visão Sistêmica, Comunicação, Organização e Planejamento, Tomada de Decisão e outras)
Estou a disposição para esclarecimentos, saiba mais visitando o site www.viverh.com.br