Comunicação Interpessoal – Parte 2

comunicaçao

Hoje vou falar sobre os estilos de comunicação que influenciam na compreensão e nas interpretações das mensagens, impactando assim nos relacionamentos. É importante ressaltar que os comportamentos adotados estão baseados nas suas crenças, são eles:

– Estilo Agressivo – é aquele que impõe suas idéias de forma afirmativa e direta, agredindo muitas vezes o direito do outro e nunca os ouve. Neste caso as pessoas que convivem com ele, acabam por sabotá-los ou fazer corpo mole frente as instruções, gerando conflitos destrutivos.

– Estilo Passivo – é aquele que para evitar qualquer conflito acaba aceitando e “engolindo sapos” ao longo da vida. Preocupa-se em excesso com a opinião dos demais e adota postura defensiva. Neste caso, age como se fosse a vítima de tudo o que acontece.

– Estilo Passivo-Agressivo – é aquele que inicialmente mostra-se agradável e abertas às pessoas, dá a entender que se preocupa com a satisfação das outras pessoas, contudo faz tudo isso para benefício próprio. É irônico, age com falsidade e sempre coloca a culpa no outro. Utiliza-se de formas sutis de “vinganças”. Ao lidar com uma personalidade Passivo-agressiva, ninguém ganha e raramente os problemas são solucionados a contento.

– Estilo Assertivo –  “é aquele que se expressa de forma franca e sincera, sem negar os direitos dos outros”, segundo Vera Martins em seu livro “Seja Assertivo!”

O estilo assertivo, tem como base a auto-estima e depende da auto-confiança e o grau de segurança da pessoa.

O estilo Assertivo como viram é o mais adequado dos estilos. Caso tenha se identificado com algum dos estilos anteriores e deseja desenvolver-se para ser estilo assertivo, tenho ótimas notícias.

O seu estilo de comunicação é passível de treinamento e aprimoramento, a técnica que lhe indico é o Coaching, através deste poderemos utilizar de diversas técnicas que possibilitam o desenvolvimento, assim como, a comunicação não violenta ou CNV, esta técnica foi criada por Marshall B. Rosenberg, um psicólogo Americano no começo dos anos sessenta.

Segundo Marshall Rosenberg, a CNV promove uma comunicação clara, a partir do conhecimento de si mesmo e na ligação com o outro, sem juízos ou pré-conceitos e com compaixão. Assume a responsabilidade pelos desejos e necessidades, próprias e dos outros.

A técnica comunicação não violenta inclui um método de comunicação clara e empática constituída por quatro elementos: Observação, Sentimentos, Necessidade e Pedidos. Encoraja a falarmos sem culpar o outro, humilhá-lo, envergonhá-lo, coagi-lo ou ameaçá-lo.

Para que serve?

Para evitar conflitos ou resolvê-los pacificamente. Para nos conectarmos aos outros e também para viver um jeito consciente, presente e antenado  às necessidades vitais e genuínas de si mesmo e do mundo.

Uma outra técnica que indico foi criada pelo Dr. Thomas Gordon, um psicólogo clínico, americano, que foi reconhecido como pioneiro no ensino de habilidades de comunicação e resolução de conflitos. O Método Gordon, é um sistema integrado para construção e manutenção de relacionamentos eficazes.

Ele ensinou técnicas para desenvolver habilidades, que incluem a escuta ativa , Mensagem na 1ª. Pessoa e Resolução de Conflitos sem perdedores.

Acredito plenamente que estas técnicas e a compreensão de como funciona o processo de comunicação, facilita e muito as interrelações pessoais, aprimorando desta forma os relacionamentos, sejam afetivos, familiares, sociais e profissionais.

A VIVERH realiza periodicamente um Workshop sobre Comunicação Interpessoal que aprofunda estas técnicas para os participantes de forma vivencial, com resultados positivos, vale a pena entrar no site para saber mais a respeito.

http://www.viverh.com.br/workshop/14

 Informo que também atuo como Coaching, caso queira desenvolver-se com profundidade neste tema, faça um contato entrando no site da VIVERH terá todas as formas de contato.

Muito bem agradeço sua participação e nos falamos no próximo postcast, até lá.

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