Comunicação Interpessoal – parte 1

 

 

 

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A comunicação nos últimos tempos tem sido um forte desafio para mantermos os relacionamentos equilibrados e saudáveis.

A tecnologia tem nos propiciado a utilização de ferramentas inimagináveis há poucos anos atrás, e hoje facilita nossa transmissão de informação em nível mundial, através da internet, dispositivos praticamente on time.

Segundo Duda Mendonça, famoso publicitário: “Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende”.

Isso significa que apesar de tantas ferramentas e facilidades, ainda observamos dificuldades na comunicação propriamente dita.

Observamos interpretações erroneas, conflitos e problemas de relacionamentos.

Acredito que se compreendermos como funciona o processo de comunicação  os problemas poderão ser minimizados.

Primeiramente é importante ter em mente que a comunicação é uma forma de interação e o saber ouvir é essencial.

Muito bem! Para que ocorra a comunicação, precisamos do emissor e receptor, lembram-se disso?

Usualmente o emissor poderá utilizar-se de ferramentas ou canal de comunicação por exemplo de ferramentas: email, mensagem, celular, telefone, carta, quadro de aviso, rádio, televisão, dentre outras possibilidades, claro que vai depender do objetivo final.

O emissor emite a mensagem através de um canal, quando me preocupo com a qualidade da mensagem, este processo chama-se codificação, contudo a mensagem passará por um crivo na percepção do receptor.

É importante considerarmos que o receptor é uma pessoa que tem expectativas, sentimentos, pensamentos, os quais poderão influenciar na interpretação da mensagem.

A mensagem será interpretada de acordo dependendo do canal utilizado.

Dependendo do canal, a interpretação poderá ser diferente. A reação do receptor é o feedback, ou seja, é o resultados de sua interpretação. Este processo chama-se decodificação.

A qualidade do conteúdo e a forma de codificação e decodificação vão depender do quadro mental de cada pessoa, ou seja do contexto interno ou externo

Nos contextos interno e externo poderemos encontrar barreiras ou ruídos, que irão impactar na interpretação e na resposta a mensagem

Exemplos de ruídos: pessimismo ou otimismo, alta auto-estima ou baixa auto-estima, problemas emocionais, mensagens incompletas, crenças desajustadas, percepção distorcida dentre outras.

Uma das maneiras mais eficazes de melhorar a nossa comunicação é exatamente saber identificar onde esta ocorrendo o “ruído”; em que momento no processo de comunicação e procurar minimizá-lo.

 Outra ação para facilitar o processo de comunicação é OUVIR, ou seja compreender a mensagem ou resposta que vem do outro e para isso deveremos ficar atentos a reação do receptor.

Recomendamos ao emissor, que estimule o outro a comentar o que compreendeu, para se certificar que sua mensagem foi compreendida.

Caso tenha emitido uma mensagem escrita, seja por email, ou mensager, e o retorno foi “inadequado” sob seu ponto de vista, procure um contato face a face para esclarecer.

No ambiente profissional, observa-se que muitas pessoas, recebem orientações de seus líderes e mesmo não compreendendo, por medo de parecer incompetente, não o questiona e acena a cabeça positivamente indicando que compreendeu, mas depois passa por apuros por não saber fazer a tarefa.

 Para estes casos, recomendamentos parafrasear.

 O que é parafrasear? É utilizar-se do ouvir ativo durante a mensagem e depois repetir com suas palavras o que entendeu, checando desta forma a solicitação, instrução ou informação.

 Você perceberá o quanto esta ação clarifica pontos e evita desentendimentos muito comuns.

 Ou seja, repita a fala do receptor com as suas palavras e interpretações iniciando pelas seguintes frases:

Eu estou entendendo que…

O que você quis dizer com…

Se eu resumisse sua fala eu…

 Espero ter sido clara neste postcast e tenha aprendido algo novo, ou esclarecido como funciona o processo de comunicação.

Caso ainda tenha dúvidas, não se acanhe em fazer perguntas, estou a disposição.

Por hoje agradeço sua confiança e te aguardo no próximo podcast sobre Estilos de Comunicação dando continuidade ao tema Comunicação Interpessoal – parte 2.

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