Há alguns anos as pessoas tinham receio em fazer psicoterapia, havia preconceito e distorção a respeito, diziam-se que terapia era para “louco”.
Afinal o que é ser “louco”? Segundo Wikipédia, ser louco é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade ou a realização de coisas sem sentido.
Como nossos avós diziam “de médico e louco todo mundo tem um pouco”.
O preconceito foi se desfazendo pouco a pouco, a partir das informações compartilhadas e pela busca da experiências, além dos resultados de sucesso. Nota-se que a busca pela psicoterapia tem aumentado certa de 20%, nos últimos anos, segundo as Universidades que fazem atendimentos, trazendo alívio e transformações na vida de quem tem praticado.
A psicoterapia é uma boa saída para aqueles que têm dificuldades em desabafar com conhecidos, pois o psicólogo além de ouvir irá promover a oportunidade de refletir sobre seus comportamentos e sentimentos, utilizando técnicas cientificamente comprovadas, garantindo a modificação do comportamento, desde que exista entrega e dedicação do paciente.
Seguindo neste raciocínio, seguem os principais benefícios da psicoterapia.
1. Compreender a razão dos seus comportamentos
Os comportamentos são resultados dos nossos pensamentos, que poderão estar em nosso dia-a-dia desde nossa infância a partir de crenças aprendidas que poderão ser adequadas ou limitantes.
Assim que compreender os pensamentos automáticos e as crenças limitantes que te acompanham, gradativamente poderá promover mudanças tanto nos seus pensamentos, como nas suas reações emocionais, promovendo assim respostas mais leves e saudáveis.
2. Aumentar seu autoconhecimento
Durante a psicoterapia existem exercícios e reflexões que promovem a compreensão de como se comporta e as razões disso, consequentemente aumentará seu autoconhecimento e poderá promover mudanças nos pontos desconfortáveis e sobre aqueles que lhe causam prejuízos nos relacionamentos familiares, amorosos, sociais e ocupacionais.
3. Desconstruir crenças limitantes
As crenças limitantes nos induzem a promover reações exageradas frente às situações e pensamentos que poderão nos causar prejuízos em nossos relacionamentos familiares e amorosos, em nossa vida profissional e em outras áreas de nossas vidas.
A partir, também, da reestruturação dos pensamentos, poderemos compreender as razões destas crenças e gradativamente desconstruir os limites que estas nos causam, promovendo então mudanças em nossos pensamentos e consequentemente de nossas reações emocionais.
O psicoterapeuta utiliza-se continuamente de técnicas que irá lhe proporcionar reflexões e juntos poderão compreender os aspectos que nos impacta para podermos nos libertar de crenças que já não nos faz mais sentido.
4. Desenvolver as habilidades
Através da psicoterapia, é possível identificar e desenvolver habilidades a serem desenvolvidas ou aprimoradas, a partir de novos conhecimentos e reflexões através da psicoeducação, praticando-as através do role play, vivenciando durante a sessão a partir de diferentes papéis, exercitando relaxamentos e práticas no dia-a-dia.
5. Buscar alívio de suas preocupações
Um dos fortes motivos para se buscar o tratamento psicológico são as preocupações que não saem de nossa cabeça, os pensamentos ruminantes ou enlouquecedores são persistentes.
Durante a psicoterapia, o paciente aprende técnicas que lhe trarão alívio ao longo das práticas, técnicas comportamentais e cognitivas.
O medo, as preocupações, a insônia, gradativamente vão diminuindo de intensidade e frequência.
6. Ressignificar as crenças
Ao longo da psicoterapia, promove-se a ressignificação das crenças, ou seja, reconstruímos os pilares que foram esfacelados ou desconfigurados ao longo da vida, a partir de situações traumáticas.
A psicoterapia é a ferramenta mais indicada para reconstruir ou readequar os pilares mais importantes de nossas vidas, que nos dão segurança e estrutura para seguirmos a vida de forma saudável.
7. Entender os relacionamentos
Durante a psicoterapia poderá desenvolver ou aprimorar a empatia para compreender o comportamento do outro e como este lhe afeta. Além de refletir sobre as consequências destes comportamentos.
Será possível refletir sobre seus comportamentos adotados nos relacionamentos familiares, profissionais e amorosos, e seus impactos, podendo assim promover mudanças de forma saudável.
Como vimos, existem diversos benefícios em se fazer terapia. Então, o importante é iniciá-la com um bom profissional e experimentar o quanto antes as mudanças que ocorrerão na sua vida como consequência desse cuidado com a saúde mental.
Estamos a disposição caso se interesse em fazer uma sessão para saber mais. Nos contate.
Com carinho,
Márcia Lopes
Psicóloga Clínica
Fonte de pesquisa: https://blog.amorsaude.com.br/7-beneficios-da-terapia-que-voce-deveria-conhecer/