Ajudando alguém com depressão

Segundo estudos científicos até 2020 o número de psiquiatras não darão conta de tratar os deprimidos. É muito difícil não ter se deparado com alguém com depressão.

Caso você queira ajudar alguém com depressão, será importante entender que você não conseguirá curá-lo, mas poderá ajudar e apoiar.

Em primeiro lugar, saiba que a depressão tem altos e baixos, irá perceber que terão momentos em que a pessoa estará melhor e em outros que estará para baixo de novo, este é o curso que a doença apresenta.

Encoraje-o a falar dos sentimentos e esteja disposto a ouvir sem julgar, demonstrar a disposição em ouvir mais de uma vez, você poderá falar “Estou perguntando por que quero te ajudar”, saiba que uma única conversa não é o suficiente, você poderá falar das evidencias “Tenho percebido que esta um pouco para baixo”.

Entenda que a depressão é uma doença, a pessoa deprimida não escolheu estar daquele jeito, ela não sai da cama justamente porque não consegue e não tem forças, lembre-se, quando você está gripado de cama é a mesma coisa, imagine falar para alguém que esta enfartando que ele deverá pensar positivo, se pensar positivo seu coração vai bater melhor. Meio incoerente não é mesmo?

Na depressão o deprimido não tem controle, é preciso transmitir uma sensação de compreensão, ao invés de dizer para sair da cama, será mais adequado dizer: ” Parece que está com dificuldades de se levantar, o que posso fazer para te ajudar a se levantar da cama?”.

O fato de transmitir preocupação já ajuda muito, recomenda-se dizer: ” Você é importante para mim, estou preocupado com você, me diz o que posso fazer para te ajudar, me diga se existe alguma maneira para que posso fazer para se sentir  melhor”, o simples fato de abraça-lo pode ajudar.

As vezes ele não esta a fim de conversar, a melhor forma é estar do lado lendo um livro, faça sugestões como,  posso te levar no supermercado, o que acha de dar uma caminhada sem conversarmos, de irmos no cinema, esteja presente, mesmo que a pessoa não queira conversar

É muito difícil não julgar,  pois este comportamento gera desconforto na gente, muitas vezes julgamos sem querer, importante não falar que esta tudo na sua cabeça, cuidado para não desvalorizar o que a pessoa esta sentindo, cuidado para não diminuir o sentimento da pessoa. Ofereça o apoio, mostre que ela não vai sentir isso para sempre, é muito sofrido, mas é uma fase, a depressão é complexa, não possível trata-la em 2 semanas, leva um tempo.

A doença é comum e é tratável, não há motivo, ela acontece, por conta de uma química cerebral ocorre a doença, será importante validar quando a pessoa está buscando ajuda, pois é tratável.

O importante é se buscar um tratamento terapêutico e medicamentoso, dificilmente conseguira alívio sozinho.

Com carinho, 

Márcia Lopes

www.marcialopes.psc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *