Introdução
Hoje vivemos num mundo extremamente competitivo e estressante. Parece que temos que ser perfeitos em tudo que fazemos, ora por que é exigido esta perfeição, ora porque nós a buscamos.
Observamos um mundo caótico, que promove nas pessoas, forte pressão emocional, frente às inúmeras mudanças que impactam no ambiente social, político, ambiental, religioso, profissional, educacional, tecnológico e outros.
O estresse e nível de exigência no mundo atual propicia insegurança, instabilidade, ansiedade, dúvidas, descrédito, baixa autoestima e outros pensamentos e/ou sentimentos, que impactam diretamente nos comportamentos.
Algumas pessoas, independentemente da idade utilizam-se de comportamentos disfuncionais ou “inadequados” para tentar adequar-se às exigências, contudo estes promovem ainda mais impactos negativos para aqueles com os quais convivem em sociedade.
Psicoterapia
A Psicoterapia é uma prática, com base científica, realizada por psicólogos com formação universitária que possuem especialização em clínica, hoje há diversas abordagens teóricas, podendo ser, psicanálise, cognitivo comportamental, psicodrama, gestalt, fenomenológica, dentre outras.
Na verdade, a técnica utilizada será importante ao profissional, pois cabe a ele identificar o que é melhor para seu paciente e que lhe traga alívio para seus problemas e dificuldades.
O Psicoterapeuta deve trabalhar em conjunto com o paciente para juntos identificarem os padrões desajustados de pensamentos e comportamentos que causam dificuldades emocionais, cognitivas e comportamentais.
A Psicoterapia ao contrário do que muitos pensam, lhe propicia a sua liberdade e não o aprisionamento, o que ocorre exatamente quando não a busca.
Quanto mais rápido buscar ajuda, mais rápido poderá solucionar seus problemas e aprender em como evitá-los por muito mais tempo.
Quando?
Muitas pessoas se sentem reticentes em fazer psicoterapia, por não conhecer o que é, como é, ou por ter informações preconceituosas. Importante esclarecer que a psicologia é uma técnica científica que lhe trará alívio para sua vida.
Caso esteja enfrentando problemas e não saiba exatamente por onde começar a solucionar, já pode ser um indício para buscar ajuda e apoio, assim como, se estiver passando por conflitos internos, dificuldades nos relacionamentos, ansiedade ou irritabilidade por algum tempo, ou com problemas crônicos interferindo no seu meio emocional ou físico.
Indicações pelas quais poderá se auxiliar através da Psicoterapia:
- Quando se sentir exageradamente preocupado e sempre espera o pior;
- Sente dificuldade de se concentrar no seu trabalho ou atividades do dia-a-dia;
- Ao se deparar com tristeza profunda e sentir-se desamparado;
- Ao perceber que a sensação de raiva domina seus sentimentos;
- Suas atitudes e comportamentos estão prejudicando você e outras pessoas;
- Ao passar por um trauma que não para de pensar no assunto, como a dor por morte na famíla, perda de emprego ou uma separação;
- Ao perceber que está se distanciando dos amigos e seus amigos estão percebendo isso;
- Fortes dores na cabeça, problemas estomacais, redução do desejo sexual, podem indicar o estresse se manifestando fisiologicamente;
- Aumento do uso de alimento, álcool ou usando drogas para aliviar alguma sensação;
- Mudança na performance do seu trabalho;
- Desconectado com o que gostava de fazer;
- Se está infeliz com relacionamentos desgastados;
- Se achar que está desiludido achando que nada faz sentido.
A pessoa que buscar apoio e orientação psicológica deverá estar disposto a iniciar o tratamento por desejo próprio e bastante consciente, pois as mudanças deverão partir dele.
Durante a psicoterapia é esperado que se veja outras alternativas para solucionar seus problemas, que comece a enxergar as adversidades sem tanto sofrimento, buscando interpretar as situações de forma mais positiva e racional.
Entretanto, vale ressaltar que o maior benefício do processo terapêutico e mais enriquecedor é o crescimento pessoal que é a consequência do auto-conhecimento.
Márcia Lopes – Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental
Informações úteis:
http://marcialopes.psc.br/psicologia/
E-mail: contato@marcialopes.psc.br
Fone: 19 3032-5160 / 19 9-9693-9696
WhatsApp: 19 9-9693-9696