Psicologia

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

A psicoterapia é um processo que ajuda a entender a si próprio, as pessoas com as quais convivemos, as situações problemas, e pode auxiliar a encontrar maneiras de enfrentar as dificuldades da forma mais adequada a todos. Juntos o psicólogo e paciente irão analisar as áreas sociais, emocionais que afetam no dia a dia. Os motivos pelos quais as pessoas procuram a psicoterapia são bastante diversos mas de forma geral, a busca é para melhorar os relacionamentos, seja na escola, no trabalho, na família, e compreender o porquê dos problemas para aprimorá-los.

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é uma abordagem que se apoia na interpretação que cada um dá sobre as situações para tentar entender e modificar suas emoções e comportamentos.

Psicoterapia Infantil

O atendimento com crianças é realizado através de brincadeiras, jogos, histórias para promover aproximação natural com a criança e criar vínculos adequados para se trabalhar terapêuticamente. O psicólogo e a criança irão refletir, promover a mudança comportamental e controlar os sintomas que impedem o desenvolvimento saudável.

A participação dos pais/responsável é fundamental para o sucesso do trabalho, durante o processo terapêutico há sessões em que apenas os responsáveis se encontram com o profissional, com intuito de encontrarem formas alternativas para ajudar e apoiar a criança. O ambiente poderá também ser um foco de mediação, podendo-se orientar outros familiares e também a escola.

A busca pelo atendimento psicológico em crianças tem como causas predominantes o baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, dificuldade na adaptação escolar, dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares, depressão, obesidade, bulling, timidez, enurese noturna ou insônia, hiperatividade,etc.

Psicoterapia com adolescentes

Nesta fase da vida, o adolescente precisa de orientação, a transição lhe trás muitas dúvidas, muitas reflexões associados ao ambiente externo. Nesta etapa da vida observa-se comportamentos ambíguos. O atendimento psicológico irá auxiliá-lo a encontrar diferentes formas de se interpretar os problemas, criando novas alternativas, o objetivo do psicólogo é de facilitar este processo readequando o seu desenvolvimento saudável.

Conflitos mais comuns dos adolescentes, são relacionamentos a, escolha de grupos de amigos e causas sociais, valores, referências, descoberta sexual, preconceitos, escolha da profissão, vestibular e outros.

Psicoterapia Individual com Adultos

É um processo que o psicoterapeuta irá identificar junto ao seu paciente o como ele interpreta o mundo, considerando seus pensamentos e crenças. O psicoterapeuta ira estimular a reflexão através de questionamentos sobre seus pensamentos, emoções e comportamentos, com o intuito de encontrar diferentes estratégias para lidar com as situações conflituosas da vida de forma adequada e saudável.

Quando buscar o auxílio de um psicólogo? Ao buscar temas como o autoconhecimento, casamento, sexualidade, gravidez, adaptação com filhos pequenos, divórcio, recasamento, educação dos filhos, manejo com os filhos adolescentes, formas de cuidado com pais idosos, adaptação com os filhos do novo parceiro.

Avaliação Psicológica

Avaliação Psicológica é utilizada especialmente nos contextos clínicos e educacional, além do aspecto diagnóstico, a avaliação infantil pode ter um caráter preventivo importante, uma vez que possibilita a identificação precoce de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida. (fonte: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica)

O parecer e laudo psicológico pode ser encaminhado à médicos, escolas e empresas.

Avaliação Neuropsicológica

Tem como foco auxiliar no diagnóstico de vários problemas comportamentais, principalmente naqueles com alterações cognitivas, através da medição do desempenho das habilidades cognitivas como atenção, memória, linguagem, pensamento abstrato, capacidade de compreensão, função executiva dentre outras.

A partir daí conseguimos mapear quais são as habilidades cognitivas que estão num nível de desenvolvimento normal, quais estão aquém do esperado e quais estão acima do esperado para a faixa etária da  criança ou adolescente avaliado. O resultado desse mapeamento cerebral auxilia no planejamento terapêutico (medicamentoso e/ou comportamental) e, portanto, garante resultados mais eficientes.

Orientação Vocacional ou Profissional

Trata-se de um processo que o psicólogo irá junto ao paciente levantar informações que o auxiliem na escolha profissional, o processo consiste em entrevistas, aplicação de testes psicológicos e exercícios de casa. A descoberta de interesses, potencialidades e aptidões irão encaminhar informações importantes para dar apoio e suporte na escolha profissional.

Aconselhamento de Carreira

É indicado quando precisa de apoio confidencial para possíveis movimentos de carreira ou mudanças. O Aconselhamento fornece uma oportunidade de discutir e descobrir novas alternativas em seus planos, compreender as dificuldades de navegação, esclarecendo quais são suas habilidades, valores e motivações.

Atendimentos

Em geral, os atendimentos são semanais, com duração de aproximadamente 45 a 50 minutos por dia e horário pré-determinado. É importante haver uma rotina, ou seja, os dias e horários acordados com o psicoterapeuta deverão ser respeitados e quando não for possível comparecer á consulta marcada, avisar com antecedência mínima de 24h.