A crise e momentos de adversidades são muito bem-vindos a humanidade, pois são nestes períodos em que o ser humano mais cria a se desenvolve. Basta lembrarmos da frase “Quando a água bate na bunda é que as pessoas se mexem”
Pois bem, com o aumento do desemprego, as pessoas tem tido oportunidade de refletir e se observar para compreender as oportunidades, talvez neste momento poderá enfim escolher algo que realmente goste de fazer ou acabe descobrindo alternativas inimagináveis. Temos que sobreviver, temos que fazer algo…
É claro que o contrário também ocorre, muitos acabam redirecionando sua carreira para aquela que a seu ver poderá trazer benefícios rápidos, mas que não é exatamente seu core business ou sua vocação…. Tenho me assustado com isso, enfim, escolhas são escolhas…
Na minha opinião, o importante, é que as pessoas compreendam que nunca é tarde para se descobrir, ou melhor se conhecer, considerando o cenário atual, este é o melhor momento para buscar o seu diagnóstico de carreira ou vocação, independentemente de sua idade.
Existem processos que chamamos de orientação profissional que são utilizados usualmente para adolescentes ou jovens estudantes que estejam ingressando na vida profissional. Mas saibam, muitos profissionais com carreiras sólidas têm me procurado para entender seu momento atual, com o intuito de galgar novas possibilidades no futuro, seja para resgatar e aprimorar-se, seja para encontrar novos caminhos.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que identifico muita confusão quando falamos em carreira, muitos imaginam que se pode construir uma carreira apenas dentro de uma organização industrial. Na verdade existem diversos segmentos de carreira, nas áreas, empresarial, acadêmica, jurídica, política, serviço público, forças armadas, empreendedorismo, técnica, terceiro setor, artístico, enfim, há uma infinidade de possibilidades. Me parece que agora, estamos nos despertando para caminhos menos tradicionais.
Se me permite orientá-lo, de alguma forma antes de fazer sua escolha, recomendo que procure conhecer suas habilidades, conhecimentos e comportamentos, estas informações poderão facilitar e alinhar com suas expectativas e interesses, obtendo benefícios mais rápidos e eficazes.
Indicamos que pare de olhar para o “vizinho” que parece que consegue as coisas facilmente e comece a olhar para você. Usualmente só vêem “a pinga que ele toma, mas não vê os tombos e sacrifícios que ele faz”.
O maior segredo é aceitarmos que não existe nada fácil e quando é, ele não se sustenta. Para toda carreira de sucesso, existe um momento de diagnóstico, onde terá que conhecer sobre você e sobre a carreira, possibilidades, caminhos e etc, para elaborar um estruturado plano de ação e a parte mais importante é monitorar o seu plano, fazer acontecer será imprescindível.
Conheço muitos profissionais de sucesso que humildemente buscam o apoio e orientação de profissionais da área para respaldá-los nos pontos chaves de sucesso e usualmente esta postura o mantém nos trilhos do sucesso.
Ninguém…., ninguém faz o verão sozinho. Pense nisso!
Estou a disposição para conversarmos mais sobre este tema.
Márcia Lopes – Psicóloga, Psicoterapeuta, Coach, Consteladora e Consultora em RH.
e.mail: marcia@viverh.com.br