Tenho observado que quando não há clareza nos objetivos profissionais, as pessoas se candidatam em várias vagas ao mesmo tempo, com perfis e objetivos diferentes. Esta ansiedade por resolver sua questão profissional, normalmente é confundida por uma necessidade de resolver questões financeiras, tirando do foco seu objetivo principal e no futuro trazendo impactos de insatisfação profissional..
Ao longo do processo seletivo pode-se dizer que esta confusão ou falta de foco, poderá causar insegurança e ações desastradas, causando conseqüências como, os seguintes pensamentos, “gastei dinheiro a toa” , “perdi a viagem, esta vaga não tem nada comigo”… É importante frizar que se costuma enviar seu currículo para um processo sem ter o perfil, dificilmente será chamado.
Pode-se no entanto cadastrar-se na empresa ou no site que está divulgando a vaga, mas no local adequado as suas expectativas, quem sabe terá sorte e encontra uma vaga similar ao seu perfil…
Antes de começar a enviar seu currículo para todas as empresas, sites e outras ações, será necessário em primeiro lugar saber o que pretende profissionalmente, definir a sua área de atuação e para isso é importante conhecer seus interesses, habilidades, o que sabe fazer bem e principalmente o que te motiva.
Ou seja, primeiro é importante buscar seu autoconhecimento, para depois estabelecer um plano de ação na busca pelas melhores oportunidades que você se identifica.
Vamos lá então, pergunte a si mesmo, quais os conhecimentos que possui, assim como, formação técnica, formação acadêmica, conhecimento em idiomas, experiências na área de formação, e faça uma análise se realmente poderão te colocar a prova.
Com relação são suas habilidades, gostaria de citar alguns exemplos para facilitar: Tenho habilidade em fazer análises de gráficos, ao utilizar-se do excel, consigo elaborar planilhas que facilita meu trabalho e da equipe, ou tenho habilidade em me relacionar e influenciar pessoas, e assim por diante.
Outro item importante para se conhecer são as características pessoais, por exemplo, me comunico bem, sou extrovertido, sou organizado,.
Sugiro que procure lembrar-se dos elogios que já recebeu e ainda recebe, os quais te ajudarão a escolher sua atividade profissional, para obter sucesso.
O feedback é uma das ferramentas mais poderosas de desenvolvimento a qual poderá te ajudar a compreender quem é você.
Muitas vezes não gostamos muito de ouvir “críticas”, contudo se o outro me mostra através de exemplo específico e concreto o que tenho feito e como poderia ser diferente, este é um presente.
Uma dica, quando você recebe um elogio ou uma crítica, peça exemplos de quando aconteceu e como foi, para compreender o ponto de vista do outro. Tenho certeza que vai se surpreender.
Muito bem, agora já sabe quem é você, então liste as atividades profissionais que mais lhe agrada, faça uma análise em cada uma delas de como são as atividades, que tipo de conhecimento é necessário, além das habilidades e características que o profissional precisa ter. Faça uma correlação com as suas características, habilidades e conhecimentos. Desta forma poderá compreender se tem ou não o necessário para se obter sucesso naquela atividade.
Para saber exatamente o que este profissional faz e quais os conhecimentos e habilidades necessárias para ter sucesso nesta profissão, recomendo que converse com profissionais que exercem esta profissão, não se intimide em abordá-los, pois as pessoas adoram falar sobre suas atividades, principalmente quando gostam do que faz.
Dica importante – converse com vários profissionais, pois a mesma profissão ou formação poderá apresentar uma vasta lista de possibilidades e quanto mais informações, mais dados para se tomar uma decisão.
Muito bem, agora já tem clareza do que pretende realizar profissionalmente, caso ainda não tenha a formação necessária, este é o momento de pesquisar as Instituições que oferecem oportunidades neste sentido, busque as informações pela internet, pergunte a amigos, o próximo passo é conhecer a Instituição profundamente antes de optar por ela, verifique os horários do curso, localização, e principalmente o currículo.
Se no seu caso, já está claro o que pretende fazer e já tem os requisitos necessários para desenvolver a atividade, procure conhecer as empresas ou instituições que oferecem esta posição e novamente pesquise o que esperam destes profissionais, assim como, formação, conhecimentos, habilidades, características pessoais, horário de trabalho, expectativas profissionais, o que elas oferecem e como saber sobre as possibilidades de vagas.
Será muito importante pesquisar os “valores”, missão e visão da empresa, ações que realizam para a comunidade e outras questões que poderão visualizar no item “últimas notícias”, “imprensa” ou “releases”. Estas questões são importantes pois assim poderá compreender um pouco da cultura e se você se identifica com os aspectos citados.
Ah não se esqueça de verificar no site da empresa, qual o local para cadastrar seu currículo, normalmente é chamado “Junte-se a nós” e aproveite a oportunidade, neste caso mesmo não tendo uma vaga específica para o seu caso, poderá cadastrar-se para oportunidades futuras.
Na Internet, há diversos sites e redes de relacionamentos especializados que poderão auxiliá-lo em obter dados sobre vagas abertas, observe as vagas, cheque as expectativas e se tiver todos os requisitos, faça seu cadastro.
Mais uma vez quero ressaltar o seguinte: esta etapa é muito importante para conquistar o emprego, caso não tenha algum conhecimento ou formação solicitada à função, saiba que suas chances serão nulas, por isso não tenha a ilusão que o selecionador dará “um jeitinho” para você ser admitido.
O melhor a fazer é correr atrás do que lhe falta, conclua seus cursos, desenvolva seus comportamentos, seja flexível, se arrisque mais, assuma suas responsabilidades e cumpra com suas obrigações como uma das prioridades em sua vida.
Antes da decisão final, faça uma reflexão se esta escolha é realmente a que lhe trará satisfação profissional e estará buscando seu desenvolvimento para aperfeiçoar-se cada vez mais, mantendo sua empregabilidade até sua aposentadoria.
Imagine-se nesta atividade daqui 10 anos, por exemplo, trace o cenário que deseja, imagine se estará casado(a) com filhos, no. de filhos, como fará a conecção de sua vida profissional, com outros aspectos de sua vida, assim como a familiar, financeira, afetiva, saúde, espiritual, e outros aspectos.
Esta atividade que escolheu irá lhe trazer vantagens ou desvantagens no futuro? Terei que viajar muito? Com qual periodicidade? Qual horário de trabalho, ou seja, faça um mapeamento de todas as possibilidades e como pretende administrar.
Claro que muito do futuro poderá ser diferente, mas se estiver preparado, terá muito mais oportunidades positivas, do que questões para correr atrás.
Enfim, a receita de sucesso é estabelecer um objetivo, ter foco, se esforçar ao máximo para atingi-lo, através de um plano, com muita força de vontade, disciplina e disposição pelo que se quer.