Na primeira parte falamos da importância de se enviar um bom currículo, por isso é necessário checá-lo antes de enviar. Comentamos sobre como funciona o papel das agências e consultorias de rh nos processos seletivos e iniciamos o tema sobre Internet o que é bastante vasto.
– E.mail:
Uma outra forma de se divulgar o currículo é através do e.mail. Ao envia-lo, deve tomar alguns cuidados quanto ao formato, à linguagem e à forma de fazer chegar ao seu destino.
Neste caso, é importante que inclua uma espécie de carta de apresentação ou uma introdução sobre seus interesses, com seu nome completo, telefone, e.mail e as referências do cargo pretendido.
Evite fontes especiais e desenhos, pois poderão comprometer a leitura do documento.
Recomendamos encaminhar o currículo anexado e no corpo da mensagem, assim é mais fácil visualizar e ameniza os riscos de enviar vírus na mensagem.
Cada empresa e consultoria têm uma prática, assim dificilmente correrá riscos de erro.
Caso deseje enviar o mesmo e.mail a várias consultorias ou agências, envie com cópia oculta.
É importante saber que o fato de enviar seu currículo por e.mail, não garante que irão abrí-lo ou lê-lo, com exceção dos casos de vaga que solicitaram o envio deste.
– Redes Sociais:
No que se refere às redes sociais, recomendo aquelas com maior foco profissional, desenvolva e mantenha os contatos sempre. Acompanhe as matérias, participe dos eventos presenciais e online, faça comentários positivos, amplie sua rede de relacionamento através das redes.
A ideia de participar de palestras, cursos e eventos relacionados a rede é bastante interessante para ser conhecido e conhecer pessoas.
Esta é uma das ferramentas preferidas dos selecionadores para conhecer e contatar os profissionais, por isso mantenha seu perfil atualizado e entre periodicamente na rede para não perder as oportunidades.
– Sites de Emprego:
Os sites de emprego funcionam como grandes agências de empregos, seu currículo fica exposto para diversas empresas pesquisarem seu currículo ao mesmo tempo. Nos sites especializados é possível manter o sigilo profissional daqueles que estão trabalhando, contudo cuidado ao preencher suas informações, pois quem te conhece pode identificá-lo.
Para cadastrar-se, é só preencher um formulário que segue os padrões dos currículos em papel, com a vantagem de que a pesquisa por parte das empresas é mais fácil e rápida.
Muitas empresas têm incluído em seus sites institucionais formulários abertos para serem preenchidos pelos visitantes. Nem sempre as vagas estão disponíveis, mas é uma boa fonte de pesquisa para a empresa, além de recorrerem quando há necessidade de contratar alguém.
– Network:
Por já termos abordado este tema, sugiro que pesquisem o tema de Podcast Construindo Redes de Relacionamento http://blogcarreira.com.br/?p=189
E em breve realizarei entrevista referente ao tema Network, recomendo que aguardem e não percam, o profissional entrevistado tem ampla experiência com network em redes sociais e promove reuniões presenciais a partir destas.
– Headhunters:
O headhunter é um profissional especializado para procurar profissionais que atendam ao perfil solicitado, geralmente executivo nível gerencial e de diretoria.
A ideia é de que o headhunter “cace talentos” o profissional ideal em empresas concorrentes, normalmente estas vagas são confidenciais e dificilmente a mídia terá a informação destas.
Você poderá desenvolver contato com estes profissionais, desde que tenha uma carreira diferenciada, ou seja, eles procurarão conhecê-lo.
Recolocação
Percebo que muitos profissionais que estão no mercado ou que estão buscando novas oportunidades, estão de olho nos serviços das consultorias que buscam recolocação
Imagino que os profissionais que buscam este serviço têm alta expectativa em ser selecionado brevemente e que a consultoria encontre a vaga perfeita.
Desculpem mas isso é pura ilusão, de fato há excelentes profissionais com um network bastante robusto no que se refere a diretores de grandes empresas, contudo se não se preparou durante sua carreira, desenvolvendo fluência em línguas estrangeiras, especializando-se e buscando orientação comportamental através de coaching ou experiências diferenciadas, será muito difícil conseguir uma vaga, principalmente em tempos de recessão.
Caso escolha por buscar por um serviço de recolocação busque referências para não se frustrar com os resultados.
Contudo, dependendo do seu nível de carreira e momento profissional, recomendo que antes de qualquer decisão, busque apoio profissional para aconselha-lo em sua carreira, mesmo se estiver no mercado, pois poderá ter dificuldades em colocar-se por estar com uma carreira desalinhada com o cenário, o que tenho visto com muita frequência.
Neste processo de aconselhamento será necessário identificar suas forças e pontos a desenvolver, elaborar um plano de ação e colocá-lo em prática. Será importante receber monitoramento profissional periodicamente, até estar pronto e seguro para novas investidas no mercado.
Caso tenha interesse, realizamos este serviço para pessoas físicas, entre em contato conosco pelo email marcia@viverh.com.br
Resumindo:
Elabore um “bom” currículo, cheque os dados pessoais, datas e erros de linguagem antes de enviar, tenha um excelente network, divulgue em todos os canais de comunicação adequados ao seu nível profissional. Seja cuidadoso caso esteja trabalhando e nunca reclame dos antigos empregadores.
Seja muito persistente e não desista até atingir seu objetivo!
Bom trabalho e continue nos acompanhando para preparar-se cada vez mais para as oportunidades, até mais!
Fontes de Pesquisa:
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/busca/acao/160903-divulgando_cv.shtm
http://www.fazfacil.com.br/trabalho/como-divulgar-seu-curriculum/
http://ale-sistemas.com/wp/2010/10/19/como-divulgar-o-meu-curriculo-no-google/
http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/use-a-internet-a-seu-favor
http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/use-a-internet-a-seu-favor
http://isadevita.blogspot.com.br/2013/04/como-divulgar-meu-curriculo.html
http://www.curseduca.com.br/blog/emprego-novo-em-2014-seja-nos-bancos-de-curriculo-ou-linkedin/
Obrigado por compartilhar! Eu amo seu post obrigado.
Eu que agradeço pelo feedback.