Carta de Apresentação para vaga de Emprego

carta de apresentação

 

 

A Carta de Apresentação usualmente é enviada junto ao currículo do candidato, podendo ser também, em diferentes idiomas.

A finalidade da Carta de Apresentação é resumir e destacar seus pontos fortes e experiências, para despertar interesse da empresa em conhecê-lo.

Existem empresas que fazem questão do encaminhamento da Carta de Apresentação, nestes casos usualmente durante a divulgação será solicitado, em outros processos esta poderá nem ser considerada.

No Brasil na maioria dos processos não é obrigatório a Carta de Apresentação fazer parte do processo seletivo, diferentemente da Europa por exemplo, que a carta de apresentação faz parte do processo seletivo, ou seja, se não for enviado, estará automaticamente desclassificado.

Candidatos à vaga de liderança e de alto nível de executivos, será de bom tom envia-la, mesmo sem a solicitação.

Muito bem, fiquem atentos, se for solicitado durante o processo, deverão elaborar com bastante cuidado evitando erros de português, observar a estruturação da redação, assim como, introdução, desenvolvimento e fechamento da ideia, procurem evitar os extremos, nem objetivo demais e nem prolixo.

Durante os aconselhamentos de carreira que tenho realizado com profissionais brasileiros que se encontram em países da Europa, observa-se ser imprescindível o envio da carta de apresentação, a qual será avaliada.

Para elaborar então uma carta de apresentação, independente do país que esteja participando dos processos, minha recomendação inicial é que será imprescindível que estude o site da empresa, ou seja, para cada empresa enviará uma carta diferente, ou melhor personalizada.

Leiam as notícias referentes a empresa, tenham em mente como está o seguimento de mercado frente ao cenário econômico, quem são os clientes, e principalmente quais são os valores.

Ao iniciar a Carta de Apresentação será importante explicar as razões pelas quais tem interesse em trabalhar na conceituada empresa e cite o que realmente se identifica com a ela.

Faça um breve resumo de suas qualificações, projetos ao longo de sua formação acadêmica comente como poderá contribuir, correlacionando com suas habilidades, características que possui e quais são suas expectativas profissionais, frente ao ambiente empresarial.

Muitas vezes o profissional recém-formado, que nunca trabalhou, imagina que não tem experiência, neste caso, deve considerar experiências como representante de classe, tesoureiro na festa junina, monitorias de diferentes disciplinas, trabalhos voluntários em ONG´s, arrecadação de agasalhos em campanhas, estágios com ou sem remuneração.

É importante citar que a inserção em movimentos sociais são bem vistos no mundo corporativo. Tive informações inclusive de que na Europa faz parte do requisito do perfil para a vaga, ter experiência com trabalhos voluntários. Estas experiências são muito importantes para o seu amadurecimento enquanto pessoa e para desenvolver competências básicas para o mundo corporativo.

Continuando então, comente sobre suas experiências e comportamentos correlacionando com os valores e expectativas da empresa, visando argumentar os motivos pelos quais deverão conhecê-lo melhor.

Dica importante: mostre seus aspectos positivos, nunca fale sobre suas deficiências. Este é o momento de se vender, portanto mostre suas “forças”.

Ah, não se esqueça de agradecer a oportunidade ao concluir a carta.

Na internet poderão pesquisar diferentes modelos de cartas de apresentação, com diferentes estruturas, contudo acredito que dificilmente encontrará redação no formato que sugeri, este então será o seu desafio.

Pessoal, se você tem dificuldade em escrever ou dissertar um tema, esta já é uma dica de que precisa se rever e buscar pontos de desenvolvimento básico, com urgência, para que possa realmente encontrar uma posição que lhe agregue.

O ponto principal nesta etapa do processo é transmitir segurança, competência e motivação.

Ao concluir sua carta, peça para alguém ler e tenha certeza de que a redação está estruturada, sem erros do idioma escrito e que conseguiu transmitir informações essenciais sobre seus aspectos profissionais e boa sorte!!!

 

Fontes de Pesquisa:
http://vagasabertas.org/carta-de-apresentacao-modelos-prontos.html
https://www.google.com.br/search?q=Carta+de+Apresenta%C3%A7%C3%A3o+para+vaga+de+Emprego&espv=2&biw=1093&bih=514&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=MlKdVJOQH4TYgwT3vICYCQ&ved=0CDAQsAQ
http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/08/veja-como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-para-vaga-de-emprego.html
http://www.dicasdecurriculo.com.br/curriculo/modelos-de-carta-de-apresentacao/#.VJ1gksAAA
http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/carta-de-apresentacao/
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/elaborar/carta_apresentacao.shtm
http://www.empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-apresentacao/
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/4-regras-de-ouro-para-escrever-uma-carta-de-apresentacao
http://portal.fmu.br/bmee/arquivos/carta-apresentacao.pdf
http://radaramazonico.com.br/veja-como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-para-vaga-de-emprego/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *