Avaliação 360 graus

Por que?

O Autoconhecimento é a peça fundamental para promover melhorias em nossos comportamentos e competências. Quando são identificadas as forças e as oportunidades de desenvolvimento é possível construir um plano e promover as ações necessárias para atingirmos nossos objetivos.

Quando se tem a consciência do que não está indo bem, ou do que ainda tem espaço para ser desenvolvido, temos o mapa do tesouro, por esta razão recomendamos a utilização da avaliação 360 graus como ferramenta inicial.

O que é?

A avaliação 360 graus é um método, muito importante para sabermos como as pessoas que nos rodeiam percebem nossos comportamentos e competências. Esta ferramenta é muito utilizada nas empresas, é também conhecida como Feedback 360 graus, com Múltiplas Fontes, ou seja, as pessoas são avaliadas por sua equipe, pares, clientes internos e externos, superiores e poderá também fazer a sua própria avaliação, tudo concomitantemente.

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Para que?

Avaliação no time de um projeto

Processo através do qual se recolhem várias percepções acerca de comportamentos relevantes de uma pessoa e do seu impacto direto ou indireto nas pessoas de seu relacionamento (profissional e pessoal), o que irá propiciar maios engajamento e integração entre os membros do time.

 Assessment Center ou Mapeamento de Competências

O feedback 360 graus enriquece o resultado do Assessment/mapeamento, pois além do avaliado receber feedback do consultor externo através do Assessment/mapeamento, é possível cruzar as impressões do grupo interno que o acompanha no dia-a-dia, o qual poderá checar a melhoria ao ser aplicado posteriormente o processo de desenvolvimento.

Coaching

O feedback 360 graus poderá ser uma ferramenta inicial de diagnóstico para se desenvolver um Coaching Executivo, seja de desenvolvimento ou de desempenho.

Aprimorando papel de liderança

É possível aprimorar o papel de liderança, quando a equipe, pares, clientes internos e externos participam primeiramente respondendo o feedback 360 graus e posteriormente, juntos constroem um Contrato Psicológico do grupo, sempre com a facilitação de um profissional neutro e experiente no tema, este processo gera maior harmonia no trabalho em grupo.

 Como funciona?

O avaliado ou a empresa, irá depender que quem é o dono do processo, determina as competências a serem utilizadas e como deverá ser entregue os resultados os quais são qualitativos e quantitativos.

Os convidados recebem um e-mail com convite, explicações sobre como proceder e o processo é desenhado para que o resultado seja confidencial, ou seja, o avaliado não sabe quem respondeu o que.

Resultado quantitativo:

Pode-se construir um gráfico com resultados por tipo de avaliadores, por exemplo, colaboradores, clientes, pares, superior e autoavaliação, enfim, há uma série de possibilidades.

No resultado qualitativo, o avaliado recebe comentários que os avaliadores realizaram, os quais também serão confidenciais, o avaliado não consegue identificar quem emitiu opiniões.

O resultado final deverá ser utilizados como guia para o desenvolvimento profissional. A riqueza desta ferramenta é a possibilidade de gerar melhorias individuais e coletivas, fortalecendo todos que passarem por este processo, gerando desempenho e resultados acima do esperado.

Caso queira ter mais informações, ou experimentar da ferramenta, entre em contato.

 

Márcia Lopes

Psicóloga, Psicoterapeuta, Coach, Consteladora e Consultora em RH

VIVERH

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