Testes e outras modalidades utilizados nos processos seletivos

 

 

 Olá, sou Márcia Lopes, sejam bem vindos a mais um podcast sobre “Dicas para se encontrar um novo emprego”, hoje vamos comentar sobre os testes seletivos e outras modalidades utilizados em alguns processos seletivos.

 Os testes e outras ferramentas existem para comprovar um determinado conhecimento ou habilidade necessária para a vaga em processo, visa garantir competências e resultados que o futuro profissional trará para a empresa contratante.

 Uma das razões para se testar os candidatos é que em muitos casos a experiência não garante o conhecimento de determinadas ferramentas e/ou processos da área em questão.

 Exitem várias etapas no processo seletivo e os testes poderão ser um dos primeiros, utilizados como triagem, principalmente no caso de um grande no. de candidatos.

 Usualmente são aplicados via internet, neste caso recomendamos que faça pessoalmente e nem pense em pedir “aquela ajudinha”, pois de alguma forma será testado em seu conhecimento posteriormente, esta é apenas uma forma de “peneirar” e se chegar a um grupo seleto para participar da dinâmica e/ou entrevista.

 O selecionador é responsável por indicar e definir quais as ferramentas de avaliação serão mais adequados à vaga. Nunca será utilizada apenas uma ferramenta de análise para tomar decisões, por este motivo se prepare.

 Neste momento é importante manter a calma e autoconfiança, para poder transmitir seus conhecimentos e habilidades com a maior transparência e realidade possível.

 Testes e Modalidades:

a) Testes de Conhecimento

As empresas têm procurado testar conhecimentos em inglês, micro-informática, conhecimentos gerais e específicos da área de atuação. Caso seja encaminhado via internet, seus conhecimentos serão confirmados posteriormente através de entrevistas.

b) Testes ou Provas Situacionais

Estes testes são utilizados para avaliar questões técnicas através de “cases”, você deverá analisar e registrar as ações mais indicadas e adequadas, estes testes normalmente são corrigidos por um técnico da área que possui a vaga, podendo inclusive ser o seu futuro chefe.

Pode ser aplicado individualmente ou em grupo.

c) Testes Psicológicos ou Perfil Pessoal

Os mais utilizados nos processos são aqueles que avaliam a personalidade, os quais mostram traços de ambição, equilíbrio emocional, relacionamento, energia, os quais irão confirmar hipóteses e observações realizadas durante a dinâmica de grupo ou entrevistas.

 Normalmente estes testes apresentam informações sobre suas facilidades, os quais não reprovam, estes irão apresentar quais características e raciocínio mais utiliza, os quais serão cruzados com a necessidade da função.

 d) Testes de Habilidades

Este teste poderá avaliar a habilidade motora, habilidade de comunicação, habilidade de negociação etc, podendo-se avaliar através de testes, dinâmicas de grupo ou exposição.

e)Teste por Competências ou “in basket”

Esta modalidade é mais recente, são poucas consultorias que utilizam esta ferramenta.

Será avaliado em como toma decisões, observando como se sai diante de situação complexa e sob pressão. Receberá diversas situações relacionadas a sua área de atuação, as quais deverá identificar a prioridade e como irá resolver o caso.

Você será pressionado em solucionar todos os problemas em um determinado prazo para que não dê muito tempo para pensar ou analisar, ou seja, o candidato será muito mais transparente e demonstrará suas reações com maior facilidade para ser conhecido durante o processo seletivo.

Pode-se aplicar pessoalmente ou via internet.

f)Painel

Esta modalidade é utilizada com maior frequência em processos de Trainee e Estágio, o candidato receberá instruções para se preparar antecipadamente, podendo pesquisar e desenvolver sua apresentação em casa, neste caso a avaliação será muito mais rígida, do que em casos que deverá fazer este procedimento na empresa em menor tempo, sem apoio e feedback de pessoas que estão fora do processo.

A solicitação é bastante variada, podendo ser investigado questões profissionais e/ou pessoais, a criatividade, boa argumentação e habilidade de síntese serão bem-vindos.

Durante ou após a apresentação poderá ser questionado por um grupo de pessoas, usualmente do RH e Gestores, visando esclarecer alguns pontos ou investigar alguma característica pessoal. Recomendo que treine, treine e treine.

g) Dinâmica de Grupo

Na dinâmica de grupo usualmente é composto por um grupo de pessoas que deverá solucionar um problema ou realizar uma atividade em conjunto.

É possível observar características pessoais como, cooperação, liderança, foco em resultado, trabalho em equipe, comunicação e outras dependendo da solicitação do trabalho.

Esta modalidade é bastante usada, contudo causa preocupação ao candidato principalmente os mais tímidos e com baixa autoestima.

No próximo podcast irei comentar com maior profundidade, aguardem!

Muito bem, usualmente são estes testes e modalidades que são mais  utilizados nos processos seletivos.

Saiba que ao ser selecionado, principalmente depois de um processo exaustivo, é porque você possui os recursos pessoais para atender as expectativas e trazer resultados positivos a empresa. É importante que tanto a empresa como você estejam satisfeitos.

O importante é manter a auto-confiança e caso saiba que tem pontos a desenvolver, corra atrás. Gaste sua energia para seu desenvolvimento e não para tentar enganar o selecionador.

Desejo sucesso a todos e até o próximo podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *