O mercado de trabalho está evoluindo nos últimos tempos com velocidade muito mais acelerada do que há 50 anos atrás. Aqui no Brasil, observa-se grande transformação desde a abertura dos mercados e a Reengenharia, necessidade de se criar novos procedimentos e controles informatizados integrando as informações nas empresas, pois estas estão crescendo com as compras de outras empresas e fusões, e precisam ser acompanhadas, para garantir um resultado de sucesso.
O tema em pauta há algumas décadas é a redução de custos e hoje é o que mais se ouve, por mais que se pense que não tem mais nada para eliminar, sempre encontram algo.
Estes fatores em pauta tem impactados em seus profissionais e principalmente aqueles que está no mercado em busca de nova colocação, aumentando-se o nível de exigência.
Como Coach, Counselor e Consultora, tenho observado profissionais despreparados dentro das empresas, em busca de recolocação e creiam saindo das universidades.
São raras as empresas que se preocupam em preparar seus profissionais nos quesitos técnicos e comportamentais, entretanto estas competências são exigidas.
Nas universidades, poucas tratam de orientar seus alunos nos aspectos comportamentais e de gestão de pessoas e processos.
Por este motivo te informo, caso não corra atrás de seu desenvolvimento poderá em pouco tempo estar no mercado em busca de recolocação com uma série de gaps, ou seja, deficiências técnicas e comportamentais dificultando sua retomada no mercado de trabalho.
Muitos se encontram nesta posição e nem tem ideia do porque estão com dificuldade de se recolocar.
Agora com esta crise que estamos vivendo os investimentos das empresas diminuem ainda mais para o desenvolvimento do profissional. Entretanto eu digo que este é o melhor momento para se buscar o desenvolvimento profissional, pois enquanto a maioria das pessoas e empresas, ficam aguardando o que irá acontecer, você estará na frente buscando compreender seus pontos de desenvolvimento e elaborando planos para atingir um melhor patamar profissional.
Muitas empresas afundam depois da crise porque ficaram paralisados e você vai ficar paralisado também?
É recomendando ter um “personal career” para orienta-lo em sua carreira continuamente, pois as mudanças são dinâmicas e se não ficar alerta poderá não conseguir acompanha-las.
Conheço vários profissionais de sucesso que trabalham assim, periodicamente investem no seu desenvolvimento, buscam um diagnóstico, elaboram planejamento de desenvolvimento individual e aguardam o sucesso chegar.
A VIVERH tem desenvolvido uma série de ferramentas para potencializar sua carreira, as quais são treinamentos comportamentais, sessão de coaching e aconselhamento, coaching em grupo e agora está lançando as “oficinas”.
“Oficina” é uma metodologia que trabalha os temas através de atividades vivenciais e lúdicas, facilitando a leitura do seu momento através de reflexões e insight´s.
Estamos lançando a “Oficina – Potencialize sua carreira conosco”, neste trabalho de 8 horas trabalharemos seu autoconhecimento, iremos te ajudar no diagnóstico e a identificar onde está em sua carreira profissional, e iremos orienta-lo a montar um planejamento de carreira para atingir suas expectativas profissionais.
Caso se interesse após este trabalho, poderá continuar investindo para ter o controle de sua carreira e antecipar-se às dificuldades e surpresas desagradáveis que não foram previstas no seu plano.