Networking em redes sociais – Entrevista com Héberson Almeida

Héberson Almeida – Gestor  Netweaver, que reúne profissionais de todas as áreas e de todo  Brasil extrapola o mundo virtual trazendo os encontros para o mundo presencial.

Tem formação acadêmica com o Título de Bacharel em Matemática com licenciatura plena nesta mesma disciplina além de licenciatura em Física e Desenho Geométrico,

Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, com ênfase em engenharia e arquitetura de redes de computadores de alto desempenho. Trabalhou por muitos anos nesta área de TI. Natural do interior de Minas Gerais. Reside atualmente em Vinhedo (SP)

Comente como você iniciou nesta atividade de relacionamento virtual através das redes sociais?

Por necessidade própria, foi em Agosto de 2009, precisava me relacionar, então procurei por grupos específicos de networking da região de Campinas nas redes sociais e não encontrei. Foi quando decidi, criar o Networking da Região Metropolitana de Campinas, quando comecei a me relacionar com os integrantes, porém de uma forma totalmente moderada pois eu precisava de certa forma ter o controle do ingresso dos integrantes no grupo.

Quanto tempo levou para começar a fazer o 1º. Encontro presencial?

Em cinco meses,  o primeiro  aconteceu  em janeiro de 2010.

Como foi?

Foi muito produtivo, trouxemos para o presencial toda a expectativa do mundo virtual, nos conhecemos e passamos a nos relacionar fora das redes sociais. Para mim este é o maior valor.

Qual é a dinâmica de integração nos encontros presenciais,  que tipo de assunto conversam?

Utilizamos uma dinâmica de apresentação conhecida como Elevator Pitch onde cada participante tem 1 minuto e 30 segundos para se apresentar, o que faz e porque estava ali no encontro. Falamos sobre tudo, mas principalmente sobre carreiras e redes sociais tendo em vista o grupo ter sido criado em uma rede social para relacionamentos profissionais.

Qual é o público que participa do grupo, quais os profissionais em maior número?

Os participantes são profissionais de todas as áreas, porém a maioria é de T.I, e R.H. A maioria tem no mínimo uma especialização.

Márcia falando…Durante um dos processos que coordenei como Career Counseling, tive um aconselhado que era muito tímido, com muita dificuldade em desenvolver novas redes de contato. Esta situação é muito comum.

Quais dicas daria para as pessoas tímidas desenvolverem sua rede de contatos (networking)?

Antes de tudo é preciso informar que timidez tem solução, a pessoa tímida deve buscar o aconselhamento especializado com um Coach, Psicólogo dentre outros profissionais. E sempre participar de atividades e eventos relacionados às áreas de interesse e atuação profissional.

Você recomenda outra forma para desenvolver networking, além das redes sociais?

Sim recomendo eventos tais como palestras, workshops, cursos etc. Relacionando ou não a sua área de atuação.

Como sugere para se aproximar das pessoas e  iniciar uma conversa saudável?

Coragem, iniciativa e bom senso ao se aproximar de alguém que não conhece. Fazer uma pergunta inicial relativa ao contexto em que se encontra.

O que de ruim pode acontecer quando se tenta iniciar uma conversa com quem eu não conheço?

A pessoa não dar a mínima para você, mas a vida é isso siga em frente e aborde outra pessoa!

Você pode citar um ou mais exemplos de como aborda uma pessoa que não conhece?

Sim, posso. “Olá  meu nome é Héberson e estou participando desta palestra pois pretendo entender o que é o processo de entrevistas por competências e você porque participa ?”

O que você acha sobre a troca de cartão?

Obrigatória, mesmo para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho devem conter nome, telefone, email e endereço para perfis em redes sociais tais como Linkedin e Facebook.

Já ouvi falar que há blogs e sites pessoais para pessoas que estão em busca de recolocação, o que pensa sobre isso?

Ajudam e dão dicas valiosas, mas cada caso é um caso. Existem pessoas que precisam de orientação com um Coaching ou Counseling, pois não sabem onde querem  chegar, portanto precisam de ajuda especializada.

O que as pessoas precisam fazer para manter os relacionamentos virtuais e pessoais?

Sinceridade sempre.

Como as pessoas que estão buscando emprego devem desenvolver o seu networking?

Participando de forma ativa de grupos e comunidades nas redes sociais de acordo com os seus interesses, desenvolvendo um blog para poder falar da sua área de atuação etc.

Dê-me exemplos de sucesso de conseguir emprego, através das redes sociais.

Em um almoço de networking para pessoas em busca de negócios uma pessoa que estava buscando recolocar-se no mercado estava presente e arrumou um emprego, durante uma conversa com um empreendedor.

Quais os benefícios para desenvolver seu networking?

É muito complexo falar disso, pois para mim networking é servir para ser servido é ajudar e ser ajudado quem realmente precisa.

Quem faz networking apenas em prol de sua carreira e ou negócios não vai muito longe!

Prefiro fazer pensando em como agrego valor ao quotidiano das pessoas através das palestras, cursos, vídeos, blogs, etc e tal! Desta forma contribuo para o dia-a-dia- das pessoas e o retorno vem de diversas formas!

 

Qual a diferença do facebook e do linkedin :                 

FACEBOOK

LINKEDIN

Voltado para relacionamentos pessoais

Voltado a relacionamentos profissionais

Orientado a socialização

Orientado a carreiras e ou negócios

Menos Seletivo

Mais seletivo

Serviços opcionais gratuitos

Serviços opcionais pagos

 

No Linkedin devemos ter o cuidado de colocar a nossa foto de forma que valorize o nosso rosto, porém que seja formal, pois estamos em uma rede social voltada para relacionamentos profissionais.

 

Contatos de Héberson Sette Almeida:

heberson.sette@gmail.com

http://br.linkedin.com/in/hebersonsette

http://twitter.com/hebersonsette

http://facebook.com/hebersonsette

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