Guie sua Carreira

O Planejamento de carreira é um processo que deve ser utilizado em qualquer momento de sua vida e que lhe servirá para manter a escolha ou redirecionar o caminho mais adequado a sua expectativa. Este é um processo que irá lhe auxiliar no gerenciamento do seu aprendizado e desenvolvimento.

 

Independentemente do momento de vida em que estiver seja ainda aluno, profissional adicionando habilidades e conhecimentos ou profissional mudando de emprego ou carreira. Será importante pensar em seus valores, habilidades e preferências.

Orientamos que procure garantir o aperfeiçoamento de forma contínua, busque circunstâncias pessoais que lhe auxiliem no aprendizado a ajudá-lo a promover e gerenciar mudanças em sua vida pessoal e profissional. Estes passos podem e devem ser revisitados em qualquer etapa de sua carreira.

Agora vamos aprofundar o processo de planejamento de carreira o qual possui 4 etapas:

  • Conhecer a si mesmo
  • Descobrir
  • Tomar as decisões
  • Tomar atitude

Etapa 1: Conhecer a si mesmo

Tome ciência de onde está, onde quer chegar e como vai chegar até lá.

Agora é o momento de conhecer suas habilidades, interesses e valores.

Pergunte a si mesmo:

  • Onde estou agora?
  • Onde eu quero estar?
  • O que eu quero de um emprego ou carreira?
  • O que eu gosto de fazer?
  • Quais são meus pontos fortes?
  • O que é importante para mim?

A partir destas reflexões terá uma idéia mais clara do seu objetivo de trabalho ou aprendizagem e suas preferências individuais.

Etapa 2: Descobrir

Este é o momento de pesquisar e explorar as atividades, profissional e áreas de aprendizagem que lhe interessam. Depois poderá pesquisar as habilidades específicas e qualificações necessárias para essas profissões.

Faça entrevista com profissionais da área de seu interesse e pergunte-se:

  • Como minhas habilidades e interesses combinam com estas profissões?
  • Onde estão os gaps?
  • Como consigo ganhar essas habilidades ou me qualificar para essa profissão?
  • Que habilidades eu preciso?
  • Onde encontro este trabalho?

No final desta etapa você terá uma lista de ocupações preferenciais e / ou opções de aprendizagem.

Etapa 3: Tomada de Decisões

Esta etapa envolve comparando suas opções, priorizando suas escolhas e defina sobre o que lhe convier melhor neste momento.

Pergunte a si mesmo:

  • Quais são minhas melhores opções de trabalho / treinamento?
  • Como eles combinam com minhas habilidades, interesses e valores?
  • Como eles se encaixam com o mercado de trabalho atual?
  • Como eles se encaixam com minha situação atual e responsabilidades?
  • Quais são as vantagens e desvantagens de cada opção?
  • O que ajudará e o que me impedirá?
  • O que posso fazer sobre isso?

Respondendo estas perguntas, terá mais informações sobre o que precisa fazer em seguida para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Etapa 4: Tomar atitude

Nesta etapa você planeja as ações que precisa tomar para colocar seu plano em ação.

Use tudo o que aprendeu sobre suas habilidades, interesses e valores, juntamente com as informações que você reuniu sobre o mundo do trabalho para criar seu plano.

Comece por se perguntar:

  • Quais ações / passos me ajudarão a alcançar meus objetivos de trabalho, treinamento e carreira?
  • Onde posso obter ajuda?
  • Quem poderá me apoiar?

No final desta etapa você terá:

Um plano para ajudá-lo a explorar mais suas opções (por exemplo, experiência de trabalho, ou mais pesquisas); ou

Um plano que define as etapas para ajudá-lo a alcançar sua próxima aprendizagem ou objetivo de trabalho.

Decida qual passo é relevante para você neste momento e comece a partir daí.

Márcia Lopes – Psicóloga Clínica  – CRP 06/26513

e-mail: marcia@viverh.com.br

 

Fonte: http://www.careercentre.dtwd.wa.gov.au/CareerPlanning/Pages/CareerPlanning-4StepPlanningProcess.aspx

 

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