O Planejamento de carreira é um processo que deve ser utilizado em qualquer momento de sua vida e que lhe servirá para manter a escolha ou redirecionar o caminho mais adequado a sua expectativa. Este é um processo que irá lhe auxiliar no gerenciamento do seu aprendizado e desenvolvimento.
Independentemente do momento de vida em que estiver seja ainda aluno, profissional adicionando habilidades e conhecimentos ou profissional mudando de emprego ou carreira. Será importante pensar em seus valores, habilidades e preferências.
Orientamos que procure garantir o aperfeiçoamento de forma contínua, busque circunstâncias pessoais que lhe auxiliem no aprendizado a ajudá-lo a promover e gerenciar mudanças em sua vida pessoal e profissional. Estes passos podem e devem ser revisitados em qualquer etapa de sua carreira.
Agora vamos aprofundar o processo de planejamento de carreira o qual possui 4 etapas:
- Conhecer a si mesmo
- Descobrir
- Tomar as decisões
- Tomar atitude
Etapa 1: Conhecer a si mesmo
Tome ciência de onde está, onde quer chegar e como vai chegar até lá.
Agora é o momento de conhecer suas habilidades, interesses e valores.
Pergunte a si mesmo:
- Onde estou agora?
- Onde eu quero estar?
- O que eu quero de um emprego ou carreira?
- O que eu gosto de fazer?
- Quais são meus pontos fortes?
- O que é importante para mim?
A partir destas reflexões terá uma idéia mais clara do seu objetivo de trabalho ou aprendizagem e suas preferências individuais.
Etapa 2: Descobrir
Este é o momento de pesquisar e explorar as atividades, profissional e áreas de aprendizagem que lhe interessam. Depois poderá pesquisar as habilidades específicas e qualificações necessárias para essas profissões.
Faça entrevista com profissionais da área de seu interesse e pergunte-se:
- Como minhas habilidades e interesses combinam com estas profissões?
- Onde estão os gaps?
- Como consigo ganhar essas habilidades ou me qualificar para essa profissão?
- Que habilidades eu preciso?
- Onde encontro este trabalho?
No final desta etapa você terá uma lista de ocupações preferenciais e / ou opções de aprendizagem.
Etapa 3: Tomada de Decisões
Esta etapa envolve comparando suas opções, priorizando suas escolhas e defina sobre o que lhe convier melhor neste momento.
Pergunte a si mesmo:
- Quais são minhas melhores opções de trabalho / treinamento?
- Como eles combinam com minhas habilidades, interesses e valores?
- Como eles se encaixam com o mercado de trabalho atual?
- Como eles se encaixam com minha situação atual e responsabilidades?
- Quais são as vantagens e desvantagens de cada opção?
- O que ajudará e o que me impedirá?
- O que posso fazer sobre isso?
Respondendo estas perguntas, terá mais informações sobre o que precisa fazer em seguida para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Etapa 4: Tomar atitude
Nesta etapa você planeja as ações que precisa tomar para colocar seu plano em ação.
Use tudo o que aprendeu sobre suas habilidades, interesses e valores, juntamente com as informações que você reuniu sobre o mundo do trabalho para criar seu plano.
Comece por se perguntar:
- Quais ações / passos me ajudarão a alcançar meus objetivos de trabalho, treinamento e carreira?
- Onde posso obter ajuda?
- Quem poderá me apoiar?
No final desta etapa você terá:
Um plano para ajudá-lo a explorar mais suas opções (por exemplo, experiência de trabalho, ou mais pesquisas); ou
Um plano que define as etapas para ajudá-lo a alcançar sua próxima aprendizagem ou objetivo de trabalho.
Decida qual passo é relevante para você neste momento e comece a partir daí.
Márcia Lopes – Psicóloga Clínica – CRP 06/26513
e-mail: marcia@viverh.com.br
Fonte: http://www.careercentre.dtwd.wa.gov.au/CareerPlanning/Pages/CareerPlanning-4StepPlanningProcess.aspx