A Gestão de Resultados, é uma das competências essenciais para que um Líder ou Gestor tenha sucesso em sua carreira profissional, pois este será o ponto principal de análise, ou seja, o quanto ele consegue obter de resultado através de sua equipe, pois sozinho, com certeza não conseguirá.
Usualmente as empresas, definem os objetivos e metas, baseadas na produtividade, lucro, lucratividade, tamanho do market share, custos indiretos, etc, ou seja, há uma série de indicadores financeiros pelos quais os gestores são cobrados e analisados, além deste ser o fator principal para remunerá-los e reconhecê-los através de bônus por exemplo, que são pontuados a partir destes resultados.
A questão é, como conseguir resultado de sua equipe de trabalho, sem destruí-la, pois conseguir resultado através da “força” do crachá, impondo questões ou ameaçando, está com os dias contatos, para as empresas de “ponta”, preocupadas com a motivação e satisfação de seus profissionais, nos dias de hoje, provavelmente estes executivos já foram reencaminhados ao mercado há muito tempo, pois este perfil já não “faz verão”, ou estão passando por fortes planos de desenvolvimento de Coaching, Mentoring ou até Psicoterapia.
Estamos ainda, numa transição entre o estilo autocrático, para o estilo democrático. Vale a pena ressaltar, que há teorias que valorizam o valor de cada estilo de liderança, devendo-se aplicá-la de forma adequada a necessidade de seu liderado, obtendo-se assim resultados eficazes.
Nos tempos de hoje os profissionais que se mantém nas empresas, gostam de participar, dar opinião, testar ideias, ou seja, ser valorizado e reconhecido pelo seu conhecimento e empenho aplicado.
Como desenvolvimento profissional, indicamos que os profissionais que desejam aprimorar-se ou desenvolver-se procure adotar comportamentos relacionados a esta competência, mas não somente.
Recomendamos que acompanhe nossa série que promove o “Desenvolvimento de Liderança” e identifique os comportamentos necessários de aperfeiçoamento e reforço. Caso tenha dificuldades de obter melhores resultados comportamentais, não se acanhe de buscar ajuda de profissional especializado. É importante ter como princípio o investimento em você para potencializar seus resultados e garantir sucesso.
Seguem comportamentos esperados, com foco na Gestão de Resultados:
- Focar no crescimento do negócio de forma sustentável;
- Estabelecer metas a partir dos objetivos traçados em nível macro ou estratégicos;
- Definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realizáveis e temporizáveis,
- Criar e rever periodicamente indicadores de desempenho a serem acompanhados;
- Disseminar os objetivos e metas para todo o grupo;
- Comunicar e envolver sua equipe na discussão do Plano de Ação, desdobrando as metas para cada nível hierárquico;
- Estabelecer a forma como estas metas serão medidas ao longo do período;
- Acompanhar os resultados sistematicamente, fornecendo feedback de reforço e de redirecionamento;
- Detectar proativamente tendências negativas e propôr ações no sentido de recuperação;
- Adotar de iniciativa, determinação e persistência frente às adversidades e obstáculos;
- Direcionar, desafiar e incentivar a equipe na busca pelos resultados;
- Manter-se atualizado a partir de conceitos técnicos, informações sobre o mercado, segmento de sua área de atuação e melhores práticas;
- Contratar e manter profissionais competentes em nível técnico e comportamental;
- Acreditar no seu potencial e no da equipe;
- Tomar decisões assumindo riscos calculados;
- Flexibilizar e redirecionar os planos;
- Reconhecer a equipe continuamente.
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