Gestão de Processos

 

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Dando continuidade a série de “Desenvolvimento de Liderança”, trataremos hoje do tema Gestão de Processos.

Podemos dizer que a Gestão de Processos é mais uma competência essencial ao Líder, a qual poderá lhe propiciar sucesso em qualquer Instituição, seja na Industria, Escola, Hospital, Organização Pública e outras.

A Gestão é realizada a partir de metodologia estruturada que tem como objetivo alcançar melhores resultados através do aperfeiçoamento dos processos de trabalho.

O Líder, deverá conscientizar continuamente sua equipe disseminando informações que poderão impactar na revisão e análise crítica dos processos, com o intuito de gerar resultados mais duradouros, mitigando erros e aumentando a produtividade.

A Gestão de Processo, normalmente está alinhada aos Planos Estratégicos da Organização, o que será essencial para o sucesso de ambas. A modernização e melhoria dos processos têm como impacto direto no atingimento das metas estabelecidas, as quais deverão ser desdobradas à sua equipe.

O Líder conseguirá a eficácia contínua dos seus resultados, quando ele conhece profundamente os processos com os quais trabalha, promove frequentes melhorias e mudanças para diminuir gastos, aumentar a produtividade, melhorar qualidade, diminuir prazos e outras questões importantes. Para isso, ele deverá acompanhar diariamente os resultados e adequá-los com seu planejamento.

Muito bem, vamos refletir sobre o que um Líder com boa gestão de processo faz?

Em primeiro lugar deve-se criar e acompanhar atentamente os indicadores de desempenho do processo da área pela qual é responsável. Deverá desenvolver sua capacidade de análise crítica, promovendo análises e correlações de dados a fim de encontrar a causa raiz dos problemas, ou identificar possíveis problemas futuros, será importante compreender os impactos que causa ou poderá causar em outras áreas a partir de suas ações, pois ambos impactam no resultado do negócio.

Outro comportamento importante relacionado a Gestão de Processos é a capacidade deTomar Decisão focada e dentro dos prazos, diminuindo os impactos negativos.

Na Gestão Participativa, o Líder deve envolver sua equipe direta nas análises para se tomar decisão em conjunto, ouvir diferentes pontos de vista antes de tomar a decisão, ampliando e flexibilizando seu ponto de vista.

O Líder deverá ter maestria na utilização de metodologias e ferramentas de qualidade, podendo fazer a gestão de forma estruturada e com dados fidedignos para justificar e argumentar suas decisões. Com estas ferramentas sua gestão será mais robusta e respeitada.

Capacitar, envolver e delegar informações e responsabilidades para toda sua equipe, irá desenvolver cultura de melhoria contínua, trazendo resultados importantes para seu negócio.

Resumindo, seguem os pontos principais para se ter uma boa gestão de processo:

– Estabelecer metas e desdobrá-las

– Definir indicadores de desempenho e acompanhá-los sistematicamente

– Disseminar as metas e informações dos resultados periodicamente a sua equipe

– Promover e incentivar melhorias contínuas nos processos

– Identificar problemas através de análises

-Analisar profundamente os dados apresentados

– Envolver a equipe nas análises dos problemas e tomadas de decisão

– Utilizar ferramentas de qualidade para auxiliar nas análises e decisões

– Estabelecer padrões dos processos

– Capacitar sua equipe e delegar responsabilidades.

Espero ter esclarecido e feito refletir sobre a sua forma de trabalhar. Em breve retomaremos com mais um item importante para o seu desenvolvimento.

Um abraço e até lá.

Márcia Lopes

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