Dando continuidade a série de “Desenvolvimento de Liderança”, trataremos hoje do tema Gestão de Processos.
Podemos dizer que a Gestão de Processos é mais uma competência essencial ao Líder, a qual poderá lhe propiciar sucesso em qualquer Instituição, seja na Industria, Escola, Hospital, Organização Pública e outras.
A Gestão é realizada a partir de metodologia estruturada que tem como objetivo alcançar melhores resultados através do aperfeiçoamento dos processos de trabalho.
O Líder, deverá conscientizar continuamente sua equipe disseminando informações que poderão impactar na revisão e análise crítica dos processos, com o intuito de gerar resultados mais duradouros, mitigando erros e aumentando a produtividade.
A Gestão de Processo, normalmente está alinhada aos Planos Estratégicos da Organização, o que será essencial para o sucesso de ambas. A modernização e melhoria dos processos têm como impacto direto no atingimento das metas estabelecidas, as quais deverão ser desdobradas à sua equipe.
O Líder conseguirá a eficácia contínua dos seus resultados, quando ele conhece profundamente os processos com os quais trabalha, promove frequentes melhorias e mudanças para diminuir gastos, aumentar a produtividade, melhorar qualidade, diminuir prazos e outras questões importantes. Para isso, ele deverá acompanhar diariamente os resultados e adequá-los com seu planejamento.
Muito bem, vamos refletir sobre o que um Líder com boa gestão de processo faz?
Em primeiro lugar deve-se criar e acompanhar atentamente os indicadores de desempenho do processo da área pela qual é responsável. Deverá desenvolver sua capacidade de análise crítica, promovendo análises e correlações de dados a fim de encontrar a causa raiz dos problemas, ou identificar possíveis problemas futuros, será importante compreender os impactos que causa ou poderá causar em outras áreas a partir de suas ações, pois ambos impactam no resultado do negócio.
Outro comportamento importante relacionado a Gestão de Processos é a capacidade deTomar Decisão focada e dentro dos prazos, diminuindo os impactos negativos.
Na Gestão Participativa, o Líder deve envolver sua equipe direta nas análises para se tomar decisão em conjunto, ouvir diferentes pontos de vista antes de tomar a decisão, ampliando e flexibilizando seu ponto de vista.
O Líder deverá ter maestria na utilização de metodologias e ferramentas de qualidade, podendo fazer a gestão de forma estruturada e com dados fidedignos para justificar e argumentar suas decisões. Com estas ferramentas sua gestão será mais robusta e respeitada.
Capacitar, envolver e delegar informações e responsabilidades para toda sua equipe, irá desenvolver cultura de melhoria contínua, trazendo resultados importantes para seu negócio.
Resumindo, seguem os pontos principais para se ter uma boa gestão de processo:
– Estabelecer metas e desdobrá-las
– Definir indicadores de desempenho e acompanhá-los sistematicamente
– Disseminar as metas e informações dos resultados periodicamente a sua equipe
– Promover e incentivar melhorias contínuas nos processos
– Identificar problemas através de análises
-Analisar profundamente os dados apresentados
– Envolver a equipe nas análises dos problemas e tomadas de decisão
– Utilizar ferramentas de qualidade para auxiliar nas análises e decisões
– Estabelecer padrões dos processos
– Capacitar sua equipe e delegar responsabilidades.
Espero ter esclarecido e feito refletir sobre a sua forma de trabalhar. Em breve retomaremos com mais um item importante para o seu desenvolvimento.
Um abraço e até lá.
Márcia Lopes