Diferença entre tristeza e depressão

Tristeza e Depressão

Muitas pessoas me questionam a diferença entre tristeza e depressão, assim, achei importante explicar de forma simples para que evitem confusão. Existe uma grande diferença entre tristeza e depressão.

Tristeza

Usualmente a tristeza é desencadeada por algum fato ou situação não planejada, perda de um ente querido, demissão, mudança de vida, fim de um relacionamento, e outros motivos, a pessoa sofre com a situação até assimilar o que está acontecendo. A pessoa pode sentir um desconforto no corpo, como aperto no peito, muito choro e taquicardia. Seus pensamentos são repetitivos, tendo dificuldade de pensar em outras coisas. Essa reação é considerada saudável e aprendemos com ela, a tristeza pode ocorrer no máximo até 6 meses após o evento que causou o sintoma.

Depressão

A depressão é uma tristeza profunda que não tem conteúdo aparente, pois mesmo se algo maravilhoso acontecer a pessoa continuará triste. Possui pensamentos suicidas, se sentem culpadas e desesperançosas. A tristeza é profunda e contínua, mostrando-se desproporcional aos fatos ocorridos. Ela vem acompanhada de um conjunto de sintomas físicos e emocionais. A depressão é considerada uma doença que causa transtorno a vida da pessoa. Quando a depressão se instala e não tratada pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave.

Cuidados

Quando a depressão está no estágio leve, usualmente não será necessário tomar medicação desde que faça terapia regularmente uma vez por semana e faça atividades físicas. No entanto, apenas um profissional da área da saúde e especializado em saúde mental que poderá fazer o diagnóstico. Caso, não faça tratamento adequado a tendência é piorar.

O tratamento adequado é consultar-se com psiquiatra e/ou psicólogo para ter um diagnóstico e encaminhamentos necessários.

Infelizmente, nos dias de hoje, ainda existe muito preconceito em procurar um psiquiatra e um psicólogo para se consultar, o fato é que segundo os estudos científicos existem 10% da população brasileira com depressão e apenas 4% destas pessoas recebem o diagnóstico e tratamentos adequados, A depressão é uma doença como outra qualquer e precisa ser tratada. Quanto mais demorar para buscar ajuda mais tempo levará para aliviar seus sintomas, pense nisso!

O fato é que se você quiser com certeza irá melhorar.

Se você se identificar com os sintomas faça uma consulta.

Com carinho,

Márcia Lopes

Psicóloga

CRP 06/26513

Cel.: 19 9.9126-3316

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *