Olá Pessoal, sou Márcia Lopes. Sejam bem-vindos a mais um podcast sobre “Dicas para se conseguir um novo emprego”, hoje vou falar sobre a segunda parte de como se preparar para uma Entrevista de Emprego.
Hoje em dia a área de Recursos Humanos tem preparado os gestores para realizar entrevistas de emprego, diminuindo assim, a margem de erros nos processos seletivos.
Muito bem, agora vou comentar alguns pontos que usualmente é questionado e o entrevistado, que não se preparou pode ficar paralisado e não responder adequadamente.
É muito importante estar preparado para responder sobre aspectos pessoais, familiares, acadêmicos, profissionais e sociais. Caso tenha algum ponto frágil nestes assuntos, é importante refletir e se for o caso pedir apoio a um profissional, para entender como poderá impactar na entrevista de emprego.
Fique atento à atualidades, até porque muitos gestores adoram fazer perguntas para checar o quanto o candidato está “antenado” e alinhado com a área de trabalho.
Presenciei um caso em que o candidato desconhecia um acontecimento recente que ocorrera na America Latina, por este fato um excelente candidato foi preterido.
Usualmente as questões sobre a atualidade são aquelas que poderão impactar no seu trabalho especialmente em sua área de atuação.
Um outro questionamento que deixa o candidato de “saia justa”, é sobre seus planos para o futuro, pontos fortes e fracos.
Um profissional que tem um objetivo e um plano para atingi-lo, denota que é uma pessoa que sabe o que quer e não medirá esforços para atingi-lo.
Determinação, proatividade, planejamento e disciplina, são competências importantes para se trazer resultado para o negócio. Você tem estas competências?… Pense nisso!
Com relação aos seus pontos chaves, tanto os positivos quanto os negativos, não se iluda, os entrevistadores nesta altura do campeonato já devem te-los identificado, assim, não se preocupe diga o que acredita, mas lembre-se, sempre “vendendo seu peixe”.
Eles querem saber se tem percepção sobre suas características positivas e negativas.
Todos nós temos pontos fracos, mas o importante é mostrar que tem percepção para identifica-los e que um plano de ação em andamento para desenvolvê-los.
Será indispensável refletir sobre os motivos que fazem você um ótimo candidato para a vaga que está concorrendo. Esta é uma das perguntas “TOP” que poderão fazer. Muitos gestores adoram esta questão.
Por favor NUNCA atrase para uma entrevista de emprego.
Para evitar atrasos, procure estudar o caminho para chegar até o local da entrevista e saia de casa com muita antecedência, evitando atrasos, no caso de alguma eventualidade.
Durma cedo, não coma alimentos fortes no dia anterior e não tome medicamentos que possam gerar algum efeito colateral.
Ao chegar com antecedência, poderá tranquilizar-se enquanto espera, além de observar a dinâmica e cultura do ambiente onde pretende trabalhar.
Lembre-se que este é o momento para “se vender”, portanto a “embalagem” deve chamar a atenção e deve estar adequada ao perfil da vaga almejada.
Observe os ambientes para ajustar-se ao vestuário.
Em ambientes de publicidade por exemplo, se chegar de terno ou roupa social, pode ser sentir fora do ambiente.
Portanto, vista-se adequadamente, levando em consideração o ambiente.
Este não é um aspecto eliminatório, contudo é muito observado e pode contar pontos.
Já tive reclamações de clientes, sobre candidatos inadequados, por exemplo, foram na entrevista de barriga de fora, rasteirinha, camiseta sem manga e outras situações. Recomendamos para este caso o bom senso.
Durante a entrevista, será importante manter a calma, fale num tom neutro responda as questões sem pressa, para ter tempo de elaborar a resposta adequadamente. Caso não entenda a questão pergunte, adote postura positiva e foque no seu objetivo principal.
Ao comentar sobre os empregos anteriores, demonstre também as contribuições que deu à empresa e o que aprendeu. Jamais mencione nome de pessoas (ex-empregadores, por exemplo) para difamar, queixar-se ou condenar.
Não minta em hipótese alguma, inventar desculpas poderá te colocar em situação constrangedora e perder oportunidades.
Aja de acordo com a ética – ela deve estar presente na sua vida dentro e fora do ambiente profissional.
Durante a entrevista, demonstre energia, entusiasmo e disposição para conseguir a vaga e boa sorte!
Por hoje é isso pessoal, espero que aproveitem das dicas e continuem acompanhando.
Agradeço mais uma vez sua participação e até a próxima!