Ao longo de minha experiência como Coach, tenho observado com meus Coachees as vantagens em participar do processo de Coaching na carreira profissional.
Como este processo é relativamente novo, existe um desconforto e alguma resistência em fazer “mudanças” no seu jeito de ser.
Tive um Coachee que deixou muito claro que não gostaria de mudar sua essência num processo como este. Comentário providencial, com isso é importante esclarecer que um bom profissional nunca irá influenciá-lo em mudar seus valores pessoais, os quais foram construídos ao longo de sua vida, com forte influência regional, cultural, familiar, costumes religiosos e até de suas características físicas e pessoais.
O processo de Coaching irá ajudá-lo contudo, a compreender como pensamos sobre os cenários, pessoas e situações que ocorrem ao nosso redor e irá estimula-lo a rever suas crenças, transformando-as em pensamentos mais positivos e motivadores para seu crescimento seja profissional ou pessoal.
Este processo irá evoluir dependendo do quanto suas crenças “inadequadas”, as quais trazem sofrimento ou promovem conflitos relacionais, sejam enraisadas, bloqueando diferentes formas de se interpretar as situações, impedindo desta forma a evolução ou superação, através de novos comportamentos.
O Coaching tem como diferencial trabalhar uma meta clara e específica, potencializando foco e energia na busca do resultado almejado.
Considerando esta análise a VIVERH desenvolveu um processo baseado na proposta individual, o Coaching em Grupo, onde podemos trabalhar o papel profissional do Líder e suas competências essenciais.
O Coaching em Grupo irá trabalhar um universo contextualizado por diversas pessoas, o que irá propiciar diferentes alternativas de interpretação e visualização de diferentes estratégias para solucionar problemas similares.
O Coaching em Grupo propicia, com maior rapidez, o autoconhecimento, troca de impressões, estimula a empatia, ou seja, promove maior compreensão do outro, amplia sua visão sistêmica e promove novas competências, propiciando sua superação.
Talvez as pessoas mais tímidas poderão apresentar alguma dificuldade em expor-se durante o processo no Coaching em Grupo, para estes casos indicamos, inicialmente, uma intervenção terapeutica, a qual irá determinar quando será indicado sua participação em grupos.
Este trabalho pode ser realizado em grupos corporativos e/ou independentes, com o intuito de alcançar metas pré-estabelecidas.
Nossas experiências tem mostrado resultados eficazes, assim como, mudança de postura, maximização da maturidade profissional, desenvolvimento de novas competências e direcionamento de novas estratégias dentro do seu papel social.
A VIVERH utiliza como modelo único, fundamentação teórica no psicodrama, contrutivismo, positivismo e fenomenologia, com diferentes metodologias para estimular insights, exercitar práticas de novas comportamentos e rever suas premissas com o intuito de adequar seus comportamentos tendo sempre como foco atingir a meta estratégica, seja profissional ou pessoal. Para isso, utilizamos práticas vivenciais, jogos, role-play, experiências pessoais, reflexões através de discussão dialogada, atividades em grupo e outras.
Esta metodologia irá promover a reflexão e busca de respostas dentro de cada membro do grupo, para montar um plano de ação e encontrar a melhor saída estratégica. Outro aspecto importante será visualizar os obstáculos ou sabotadores que poderão impedir o sucesso e encontrar caminhos para administra-los de forma adequada, caso entrem em ação, garantindo desta forma o resultado esperado.
Caso tenha interesse em saber mais, pesquise no site abaixo, pois em 2015 teremos diversas turmas em Campinas (SP) e São Paulo (SP), faça sua inscrição informando sua disponibilidade.