Nos dias de hoje os pais estão tão ansiosos por preparar seus filhos para o futuro que acabam “passando por cima” da individualidade. Claro que os pais promovem ações com o intuito de ajudar e apoiar seus filhos no melhor possível. Entretanto, gostaria de apontar a seguir algumas questões importantes a se refletir.
Infância
Na infância é possível identificar características e habilidades que poderão ser desenvolvidas e se obter resultados positivos em suas carreiras, o estímulo será imprescindível.
Como ?
- Ser o modelo, faça o que fala.
- Encoraje seu filho para o esporte, participe, torça durante os campeonatos e esteja presente.
- Faça passeios em museus, atividades culturais.
- Participe de feira de ciências.
- Motive seu filho a tocar um instrumento musical, participar de coral, teatro.
- Pratique junto com seus filhos jogos educativos.
- Converse e principalmente ouça.
Estimular seu filho a estudar e tirar notas boas, é tão importante, quanto manter um equilíbrio saudável na família.
O aspecto comportamental anda junto com as habilidades sociais e aptidões.
Foque sempre no positivo, para evitar críticas e punições.
Adolescência
O autoconhecimento e a autoestima são aspectos importantes para fazer escolhas. Para se fazer uma escolha positiva e saudável ele terá que compreender as consequências dos comportamentos. Se ele foi encorajado, reforçado e redirecionado quando necessário, ele sentirá segurança para fazer suas escolhas e construir uma vida profissional e pessoal, com bases sólidas.
Nesta fase, será importante conhecer várias profissões, aquelas que já ouviu falar e outras desconhecidas. Com a tecnologia isso é muito mais fácil, entretanto, é recomendado que conheçam pessoas que praticam estas atividades, conversando pessoalmente, para perguntar, tirar dúvidas, além de conhecer as experiências inerentes aqueles profissionais.
Será importante refletir sobre os benefícios e expectativas que esta profissão irá proporcionar, um fator importante é ter em mente que o dinheiro deve ser visto como uma consequência.
Quem se dedica e constrói uma carreira baseado em seus interesses e habilidades, não terá dificuldades em se dar bem, pois estará se dedicando continuamente a profissão por prazer em aprender e fazer o melhor.
Idade Adulta
Recomendo que durante os estudos, realize um planejamento para encontrar oportunidades dentro das suas expectativas e meta de longo prazo. Assim, será possível fazer as escolhas no tipo de estágio, onde e quando.
Durante a graduação, os estágios são importantes para experimentar e conhecer as oportunidades, visando ter informações, sensações e experiências que lhe permitirá escolher o caminho que deseja percorrer na maior parte de sua vida.
Conclusão
Para fazer a Gestão de sua Carreira, será importante ter uma meta de longo prazo, por exemplo, onde quero estar em 5 anos?
Construa sua meta considerando, o que, onde, quando, quanto, como?
Exemplo:
O que: Diretor Financeiro; Onde: Multinacional Europeia, residindo em São Paulo; Como: Coordenando equipes das áreas x, y, z; Quanto: Rendimento R$ 20.000,00; Quando: Jul/2022;
Ao definir a meta estratégica, será importante redefinir submetas que serão os degraus para se chegar na meta estratégica.
Ter clareza das ações que precisarei realizar e no que precisarei investir, colocando prazos e responsabilidades. Assim terá clareza de qual será a 1a. submeta a ser atingida, elaborando metas SMART
Outro aspecto importante é atentar-se as oportunidades de melhorias ou seja, quais os obstáculos que poderão atrapalhar o atingimento das metas.
A carreira é algo que deverá ser continuamente acompanhada e verificada para checar se a tendência será positiva e se não for quais ações serão importantes realizar?
Vamos fazer uma análise, avalie-se a cada 5 anos a partir do seu primeiro emprego:
- Qual foi a periodicidade de aumentos salariais?
- Quanto tempo permaneceu em cada nível de função?
- Conseguiu atingir suas expectativas profissionais?
- O que alavancou sua carreira?
- Quais obstáculos atrapalharam sua carreira?
Aqueles que assumem a sua carreira profissional, tem metas claras, estabelecem indicadores para acompanhar a tendência de sua carreira e promove ações para alavancá-la.
Quais ações tem realizado para dirigir e potencializar sua carreira?
O que está esperando para assumir seu desenvolvimento e investir em você?
E quando precisará fazer uma Transição de Carreira, como fazer?
Mais informações:
Márcia Lopes – Psicóloga Clínica – CRP 26513
e-mail: marcia@viverh.com.br