Você está iniciando um ano extremamente importante como ser humano. Uma pessoa dotada de um conjunto poderosíssimo de forças naturais, capazes de conduzi-lo a um patamar de realizações excepcionais. Considerando as características do cenário socioeconômico atual, este é um ano em que somente pessoas que colocam para funcionar todo seu potencial conseguirão crescer e entrar em um padrão de performance diferenciado. Podemos dizer que é o ano para tomar o embalo e ocupar espaços que serão deixados pelas pessoas que ficarem passivas e estagnadas.
Você possui uma incrível capacidade sensitiva, que lhe permite captar todas as variáveis ambientas que afetam diretamente sua vida. Por meio de seus ouvidos, olhos, pele, língua e nariz você capta, a todo instante, sem intervalos, tudo o que acontece ao seu lado, na sua cidade, no Brasil o no mundo. Com as facilidades das telecomunicações e da informática você tem acesso a um conjunto de informações extremamente variado e rico. Portanto observe o ambiente com atenção e capte a realidade das variáveis ligadas a sua vida, no trabalho, na sua casa, na escola, no esporte, etc.
Você possui um elevado nível de raciocínio. Até esse momento o nível mais poderoso do universo! Não há nenhum ser que possua a capacidade de captar informações, associar todas elas e criar ideias novas com tanta velocidade e precisão quanto o seu cérebro. Diante do cenário de maior dificuldade em que vivemos hoje, a sua inteligência é seu melhor instrumento para buscar e criar alternativas de crescimento. Eu diria que é o cenário mais propício para isso. Frente a um cenário ambiental com muitas facilidades a maioria das pessoas se acomoda limitando-se a atitudes comuns e preguiçosas. O seu cérebro nutre-se, cresce e mantem-se vivo e saldável pelo esforço da exigência que o raciocínio provoca. Assim, pensar e raciocinar, utilizando as informações captadas em seu dia a dia e todas as experiências que você já possui com anos de vida, é o seu instrumento mais importante para achar caminhos sempre mais contributivos.
Você possui uma incrível capacidade de se emocionar. Uma rápida cena de um filme já é capaz e provocar sua emoção. Associada a suas percepções e raciocínios, suas emoções lhe permitem uma análise do que é bom ou ruim para você, no ambiente em que você vive e nos comportamentos que tem praticado, e lhe empurra para agir de alguma forma.
Você tem desejos! As conexões entre as informações que você capta, os raciocínios que produz e as emoções que sente o tempo todo fazem com que você crie fortes desejos. Você quer realizar algo! Seus mais importantes direcionadores! Diferentemente de outros animais você possui o forte poder de desenvolver desejos. O que você quer realizar, e que comportamentos você quer praticar na busca efetiva por essas realizações, capazes de gerar recompensas agradáveis e contributivas, para você mesmo e para a sociedade a sua volta.
Ação! Você se movimenta, anda, fala, desenha, escreve, canta, etc., todos os minutos de seus dias. Mas não de qualquer jeito. Você possui o grande poder de praticar tudo o que deseja. Você faz tudo o que o seu raciocínio, suas emoções e, principalmente, seus desejos o empurram a fazer. Todas as suas atitudes, em todas as situações de sua vida, são dirigidas pelas suas próprias sensações, raciocínios, emoções e desejos. Costumo dizer que você é exatamente o que deseja ser, nem mais e nem menos. O que você quer realizar esse ano? O que vai fazer? Que comportamentos efetivos você terá de praticar para que isso aconteça?
Por fim. Você possui o incrível poder de autorregular seu próprio padrão de conduta e, por consequência, seu próprio patamar de realizações. Como você possui o grande poder de sentir e captar tudo o que se passa a sua volta, você também capta e percebe todas as consequências de seus próprios atos, o tempo todo! Esta habilidade permite a você analisar e se emocionar com as consequências de suas próprias ações, produzindo o desejo de manter essa forma de conduta ou parar, raciocinar novamente e criar outro conjunto de práticas mais contributivas. Fique atento. Definia alguns indicadores de seus resultados para saber se os comportamentos praticados o levarão aos resultados que deseja.
Você não é Deus, mas possui, dentro de você, um conjunto integrado, e extremamente poderoso, de habilidades naturais que lhe proporciona todo o potencial para agir no mundo de forma a influenciá-lo, contribuir com seu desenvolvimento e conseguir um alto patamar de reconhecimento e felicidade em sua vida.
A maioria das pessoas sequer imagina que possui todas essas habilidade naturais. Por isso fracassam na maioria de suas tentativas de evolução. Não imaginam que nem precisam pagar nada por elas. Todas elas estão aí, bem dentro de você, é só utilizar.
Comesse agora e você poderá perceber por si mesmo a evolução em sua própria forma de conduta, nas suas realizações e no reconhecimento da sociedade a sua volta.
Pense nisso!
Lauter F. Ferreira
Psicólogo Organizacional
Autor do livro: “Construindo Equipes de Alta Performance”
Ayres & Ferreira Ltda.
A Ciência do Comportamento Aplicada – Pessoas e Organizações
lauterferreira@ayreseferreira.com.br