Olá sou Márcia Lopes, seja bem vindo a mais um podcast da série “Dicas para se encontrar um novo emprego”, hoje vou falar sobre uma técnica muito utilizada nos processos seletivos, a Dinâmica de Grupo, a qual causa muita ansiedade aos participantes.
Usualmente é utilizada em treinamentos por tratar-se de uma metodologia pedagógica, no entanto, tem sido também muito utilizada em seleção por permitir a observação dos comportamentos individuais, que em entrevistas, os selecionadores não conseguiriam observar, com tanta precisão. A dinâmica de grupo como ferramenta nos processos seletivos é bastante recente no Brasil.
Quando falamos de grupos, podemos considerar que na sociedade há grupos com objetivos e interesses comuns, os quais possuem uma dinâmica particular de comportamento. Onde existir mais de 3 pessoas discutindo um assunto, já existe uma dinâmica própria, distribuição de papéis naturais, assim como, o líder, aquele que influencia o grupo, o comunicador, o integrador, o negociador, o questionador e assim por diante.
As dinâmicas de grupo nos processos seletivos servem para observar características comportamentais como liderança, capacidade de atuar em grupos, cooperação, organização, flexibilidade, argumentação, influência, etc
A riqueza destes processos é que quando um candidato participa de uma dinâmica de grupo, ele poderá aprender diversas questões, desde conceitos, conhecimentos, os quais foram discutidos no grupo, até a inter-relação com os integrantes do grupo podendo receber feedback sobre seu comportamento e ter a oportunidade de revê-lo para modificá-lo.
Claro que as dinâmicas de grupo são utilizadas apenas para avaliar funções que busquem características como a citada acima, liderança, habilidade de negociação, boa comunicação, argumentação, trabalho em equipe etc. E é de responsabilidade do selecionador definir se é ou não o caso de utilizar uma dinâmica de grupo.
Acredito que a fase da moda já passou, pois há alguns anos atrás os selecionadores a utilizavam para toda e qualquer vaga e em muitos os casos não eram necessariamente importantes. Havia também uma tendência de “ridicularizar” os candidatos, mas felizmente esta tendência foi eliminada. Atualmente os processos têm sido respeitosos para com os candidatos.
Normalmente existe uma etapa de apresentação ao iniciar a dinâmica de grupo, onde as pessoas se conhecem, a qual poderá ser rápida ou poderá ser através de recursos como recortes de revista, desenhos, atividades lúdicas, etc.
Tipos de dinâmica de grupo:
– Cases: os candidatos recebem problemas técnicos para resolver um problema em grupo. Dependendo da área, poderá ser um projeto de marketing, viabilidade de custo de um determinado projeto, produto inovador etc. Nestes casos é possível observar além do conhecimento técnico, criatividade, jogo de cintura, dinamismo, clareza de idéias, relacionamento, integração, flexibilidade, argumentação.
– Comunicação: normalmente os candidatos deverão discutir sobre temas da atualidade, muito provavelmente polêmicos, para poderem debater suas idéias, sem necessariamente ter uma resposta correta. Pode-se então avaliar, capacidade de argumentação, conhecimento do assunto, autoconfiança, poder de negociação e influência, relacionamento interpessoal, capacidade de expor suas idéias, maturidade e nível cultural.
– Situacional: Problemas cotidianos são apresentados e os participantes devem indicar possíveis soluções. O objetivo é checar a capacidade de compreensão, de síntese, liderança, habilidade analítica, aceitação, negociação, coesão de grupo e maturidade.
Para se dar bem nas dinâmicas de grupo, é muito importante manter a calma, pois é preciso ter equilíbrio emocional, saber ouvir e improvisar quando necessário. Nesta etapa o desafio é grande para os candidatos, devendo repensar as questões apresentadas e discuti-las com pessoas que provavelmente nunca viram na vida, as quais tem o mesmo objetivo que você. Na maioria dos casos irá se expor publicamente, através de apresentações ou dramatizações.
Durante a dinâmica de grupo, procure observar e controlar sua comunicação não verbal, por exemplo, evite franzir a testa, arregalar os olhos, observe sua forma de sentar-se, cuidado para não excluir o outro etc.
Preste atenção ao tom de sua voz, se é alto demais, agressivo ou muito baixo.
Mantenha o equilíbrio emocional, evite discussões de ponto de vista diferentes ou impor suas idéias. Solicite a opinião dos outros, mostrando que sabe ouvir. Demonstre bom humor e positivismo nas discussões.
Trate as informações com ética, não faça piadinhas preconceituosas ou de qualquer gênero.
É aconselhável que nunca tente mostrar o que não é, e responda sempre utilizando o padrão de formalidade.
Comportamentos adequados na dinâmica:
– Saber ouvir os outros;
– Dividir papéis;
– Organizar e planejar antes de executar a tarefa;
– Expressar suas idéias de forma clara e objetiva;
– Manter um clima harmônico no grupo;
– Expor sua opinião com segurança e baseada em fatos concretos e fundamentados.
Comportamentos inadequados na dinâmica:
– Não participar das atividades;
– Isolar-se;
– Mostrar arrogância, “o sabe tudo”;
– “Atropelar” o grupo e interromper o outro participante;
– Não ouvir;
– Fingir o comportamento;
– Tentar seduzir o selecionador;
– Não deixar o grupo participar;
– Querer ser o centro das atenções;
– Não valorizar o trabalho de equipe;
– Mostrar que é vítima do sistema;
– Controlar o grupo.
Muito bem, por hoje é só e espero ter ajudado a minimizar a tensão de uma dinâmica de grupo, continuem nos seguindo para ter mais e mais informações. Obrigada!