Ao educar seus filhos como diferenciar autoritarismo e autoridade?

autoritarismo

 

Realmente é uma tarefa difícil distinguir onde termina a autoridade e começa o autoritarismo.

Para começar, podemos pensar que uma pessoa autoritária é aquele que exerce o poder utilizando apenas o seu ponto de vista, considerando-o correto e nunca leva em consideração o que o outro deseja ou pensa.

O autoritário, poucas vezes age em benefício do outro e o que conta na maioria das vezes é o seu próprio interesse. Por exemplo, um pai autoritário é aquele que não deixa o filho brincar na sala porque naquele dia, por estar de mau humor, mas num outro dia, quando estiver de bem com a vida, não só permite como até convida a criança para fazer tal comportamento. Este comportamento confunde a criança.

Por outro lado, os pais que têm autoridade, procuram ouvir e respeitar o filho, mas pode, por vezes, agir de forma mais dura do que gostaria, ao protegê-lo de algum perigo ou orientá-lo a um comportamento seguro e aceitável socialmente.

O que quero mostrar aqui é que quando os pais agem com segurança e firmeza de propósito, explicando as conseqüências dos comportamentos, mas com afeto e carinho, podem atingir os objetivos sem autoritarismo e, muito menos, sem usar de berros, castigos físicos como era utilizado no “passado”.

É importante que a obediência ocorra não por medo, mas por compreender que é o melhor para si. Portanto, dar limites não é oposto de dar amor, carinho e atenção. Mas está mais associado a constância das atitudes e regras claras.

É muito importante que os pais conversem e cheguem a um consenso sobre como pretendem educar os filhos, vejam, cada um veio de uma família com culturas diferentes, por este motivo, cada qual pensa de forma diferente.

Estabeleçam em conjunto as regras que deverão seguir na ausência do outro e o que poderão flexibilizar.

As crianças precisam compreender as razões das regras/limites, é importante se estabelecer os limites, explicando as regras claramente, estabelecendo as atitudes e as conseqüências de cada ato, ao passar dos anos, a criança aprende as regras básicas da socialização.

Usualmente os pais que deixam de exercer essa função de colocar limite, é porque se sente inseguro com medo de ser autoritário, ou por desconhecer o como se comportar. Contudo, as crianças que não possui limite e respeito, poderão apresentar dificuldades ao lidar com as frustrações que o mundo lhes propõe, trazendo ainda mais dificuldades na vida adulta.

Portanto, não tenha receio de exercer a sua autoridade enquanto pai ou mãe, seja firme e claro nas regras, valorize as atitudes positivas e ignore ou reprove as negativas.

Será um processo em construção durante a maior parte da infância, pois cada fase exige postura diferente, no dia-a-dia e quanto mais cedo melhor, assim mais fácil a criança aprender a lidar com as regras e limites.

Caso tenha muita dificuldade em colocar limites, tornando-se muito generoso, permitindo tudo, ou o oposto, sendo muito autoritário, apresentando descontrole emocional, em ambos casos é aconselhável aprimorar-se na administração de seus sentimentos, é recomendável que procure por profissional especializado em psicoterapia, ajudando a si próprio, e consequentemente seus filhos, além do relacionamento com seu parceiro.

Para maiores informações, faça um contato conosco pelo E-mail: contato@marcialopes.psc.br

 

 

2 thoughts on “Ao educar seus filhos como diferenciar autoritarismo e autoridade?

Comentários não permitidos.